A INCOMUNICABILIDADE HUMANA

Semana passada estava eu num animado bate-papo com um amigo advogado quando surgiu a questão da dificuldade de comunicação entre os homens.

Dizia-me ele, que em Direito há diversos termos que querem dizer a mesma coisa e isso dificulta o exercício de sua profissão.

Retruquei que na literatura acontece justamente o contrário: há palavras iguais para expressar sentimentos diferentes.

Quando se fala em angústia, por exemplo: existe a angústia que me leva ao processo criativo, a angústia “boa”.

Já quando um direito meu é negado, isto me causa uma angústia por ter sido injustiçado, uma angústia “ruim”.

Uma angústia nada tem a ver com a outra, mas só existe uma palavra para expressá-las, daí o problema.

Quanto ao amor então nem se fala: o que uns chamam proteção, outros chamam de falta de liberdade, o que uns chamam liberdade, outros chamam desatenção. Fora a eterna confusão entre amor e desejo, paixão e ódio e por aí vai.

Meu amigo me disse que eu sempre ia fundo demais nas questões.

Eu disse que a função de um advogado é resolver as questões e que a função de um poeta é levantar as questões e que portanto todos tínhamos razão!

Então fizemos um brinde e toda a nossa incomunicabilidade desapareceu!

PARA CONHECER MELHOR MEU TRABALHO, ACESSE:

http://www.deitandooverbo.wordpress.com