QUE FUTURO É ESSE?

Chegamos ao futuro! Esta frase foi dita pelo Ministro da Fazenda Guido Mantega, nas páginas amarelas da revista Veja desta última semana. Nas palavras do Ministro, o Brasil conquistou maturidade econômica, pois está “driblando” bem a crise econômica mundial. Dentre os países emergentes, foi o que conseguiu melhores resultados e se manteve mais estável diante da crise.

Tudo bem, pode até ser conversa de Ministro da Fazenda, apoio político, exaltação de sua competência e equipe, mas temos que admitir que o Brasil até que passou e está passando bem pela crise sim. Não são só os números que dizem isso, mas a própria e simples comparação entre o Brasil e outros países de economia mas sólida, nos leva a essa conclusão. Mas confesso que esse futuro a que o Ministro se refere está, talvez, um pouco longinho ainda. Pelo menos no que diz respeito à política e aos políticos brasileiros.

Há algumas semanas nos deparamos com mais uma declaração infeliz, tresloucada e absurda do nosso, sempre tão “solidário”, presidente Lula. Ao defender o Senador José Sarney de denúncias de irregularidades no Senado, dizendo que por sua história política no Brasil, o Senador não pode ser tratado como uma pessoa comum, Lula pecou, irritou, provocou e talvez tenha comprado sim uma briga feia com a opinião pública. Bom, quer dizer, na verdade a opinião pública que se lixe para os políticos né? Já sabemos disso, mas é claro que ficamos indignados.

Voltando à entrevista do Ministro Mantega à revista Veja, ele disse assim: “O Brasil (antes de Lula), era um país vergonhoso!” Será que em certos aspectos não continua sendo?! Quando um presidente da República, que antes de se eleger, empunhava a bandeira da ética, criticava ferozmente políticos corruptos, chamou por várias vezes esse mesmo Senador de ladrão, de repente lhe passa a mão na cabeça, dizendo que ele tem que ser tratado diferentemente de outros cidadãos por sua história política (duvidosa, é claro!), o que dizer? O que pensar? O que fazer? Bater palmas porque adentramos o futuro? Ou vaiar um comportamento que nos envergonha e nos traz à memória o regime de Capitanias Hereditárias do início de nossa História, onde iniciava-se a diferenciação dos “incomuns” ou endinheirados, dos “comuns”, ou menos favorecidos. O Maranhão do referido Senador, é um exemplo disso. Será coincidência? Deixa pra lá. O fato é que com sua trágica declaração, nosso presidente talvez tenha ido contra a opinião de seu Ministro. Ao invés de termos entrado definitivamente no futuro, talvez estejamos mais no passado do que nunca!

-Crônica publicada no jornal, VOZ DA TERRA, da cidade de Assis em 21 de junho de 2009