ENTRE O BEM E O MAL...

Entre o bem e o mal

O velho sábio disse: “ O homem é a sombra de um Deus no corpo de um animal; Há os que são amigos dos anjos e os que se comprazem com o animal”. O anjo é o lampejo de consciência, porém é o instinto animal que nos move.
Os dois extremos vivem em conflito no campo da personalidade humana. O bom e o mau, o altruísta e o egoísta, o solidário e o aproveitador, o sublime e o perverso ficam permanentemente em vigia. Quanto maior for a bondade inspirada pelo anjo, maior será a dedicação e a ferrocidade do lado animal para acorrentá-lo a matéria. Ficará de tocaia no deserto, nos templos da alma nos momentos de inspiração, e na hora em que sua mente elevar-se , lhe oferecerá imediatamente todos os pecados terrestres, o ouro , as glórias, os prazeres, sem lhes mostrar o preço de suor, lágrimas e de sangue.
As leis naturais da vida humana, fazem com que o homem nasça preso a natureza animal,e escravo das fatalidades. Quando as forças se chocam, sabe que a mais forte vence a mais fraca. Por isso não temerá os feitiços, o deslumbre, nem as influências misteriosas...quando se ver frente as morte,saberá compreender qua “ a fatalidade da morte é uma felicidade para a santa vitíma, e uma infelicidade para o assassino” . O anjo pelo martirio , impulsionará sua ascensão divina, já o homicida cairá mais ainda nas profundezas, ninguém leva nada daquele a que a morte cerrou os olhos, pelo contrário apenas os reabilita a vida...mas a vida eterna.
Ser justo é sofrer por tudo e por todos, ser mau é sofrer única e exclusivamente por si mesmo, é chegar ao fim e perder tudo num piscar de olhos. Enquanto os guiados pelo anjo serão eternos em esplendor , admiração e esplendor, o animal amargará a solidão, a frieza dos homens e o calor do inferno.
Mas segundo o sábio, pior dos que os bons e os maus, são os mornos. Totalmente inúteis á vida, “ covardes” que não poderão aspirar a vitória, nem servirão de halteres para os bons se exercitarem na sua santidade.
Dois rios
Enviado por Dois rios em 23/06/2009
Reeditado em 27/06/2009
Código do texto: T1663835
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.