Pandinha desatinou?

Pandinha desatinou?

(animais domésticos, cadela, cão de guarda, vira-latas, filhotes, crônica, Goiânia, GYN)

Há nove anos, Pandinha, vira-latas orgulhosa, vive em minha casa, com seu jeito sutil, leal e carinhoso.

Nunca recebeu adestramento para nada e, nem foi preciso. Desde que chegou, pequenina, habita e guarda a casa, zelando pelo equilíbrio do território ocupado, impedindo a entrada de gente, animais e bichos que não tenham sido devidamente convidados ou conduzidos, lista na qual se incluem pessoas, gatos e, pombos arrulhentos.

Sempre na dela, ocupa, silenciosamente, um cantinho da área contigua à cozinha, de onde espreita tudo. Só entra na casa inadvertidamente se ouvir trovões e, fogos de artifício, motivada pelo insuperável pânico.

Mas, quando chego à tarde ou noite, invariavelmente, vem latir, fazendo festa, no portão e, só para, quando entro. Depois da chegada, quando me quedo tranqüilo, ela vem pedir carinho, enfiando gentilmente a cabeça sob minha mão, dando seguidas e leves cabeçadas.

Por conta de seu jeito elegante e fama de boa guardiã da casa, suas ninhadas foram disputadas até com filas de crianças da vizinhança.

Agora, porém, ela sente o peso da idade nas costas e, ganhou um olhar meio tristonho. O silêncio aumentou - a disposição para as escapadelas pelo portão, por exemplo, praticamente se foi. Dois meses atrás, pensei que ela tinha desatinado ou, ficado meio caduca, pois mudou de repente os hábitos: passou a defecar em lugares diversos e inconvenientes, passou a comer a ração que punha para os pássaros, no chão do quintal, além de adotar outros comportamentos estranhos.

Desatinou, nada! Ela estava prenha, e não notei! Quando cheguei ontem à tarde, ela estava na entrada da garagem, resfolegando, em pleno trabalho de parto - já havia parido um filhotinho e, outro, estava a caminho.

Fiquei espantado com ela e, surpreso com minha falta de sensibilidade, com o seu estado, sua prenhez.

Ajeitei tudo pra ela e, fiquei acompanhando tudo até lá pelas 23 horas, quando o caso já estava resolvido - aí, tentei mudá-la de lugar, mas ela deu sinais evidentes de que queria ficar exatamente ali, onde ela poderia ser facilmente avistada, orgulhosa de sua nova ninhada e, pronta para receber olhares e homenagem pelos dois vira-latinhas brancos, manchados de preto...