Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Analogia entre Pessoas e Livros

Livros de Contos, Ensaios, Crônicas, Romances, Científicos, de Bolsos ou, até, Enciclopédias: certamente, todo mundo conhece alguém que caiba em uma destas categorias aqui.

Assim como os livros existem pessoas que precisamos apenas "provar". Uma leitura e parece tudo, sinteticamente, absorvido e sentido.
Existem outras que precisamos devorar, ler mais de vinte vezes, destacando os pontos mais complexos e buscando uma compreensão maior, um entendimento que não se satisfaz em uma leitura única. É preciso mais atenção e dedicação para a compreensão de cada frase.
Há, ainda, os poucos que são indispensáveis. Estes livros (leia-se pessoas) a gente gosta mesmo é de ler, devorar, mastigar até digerir. Geralmente são os que nos consome um tempo maior e entendê-los é quase um exercício de entendermos a nós mesmos. São complexos e, por vezes, quase desistimos de chegar ao final. Porém, não há como negar! Sem nenhuma dúvida, serão estes livros que recordaremos suas frases e suas lições sem grandes esforços.

“Minha vida é um livro aberto”, alguns exclamam e potencializam esta analogia. Livros fechados nós só lemos a capa. Não conseguimos chegar nem no prefácio.
Mas, pensando por outro lado, nada vai adiantar um livro aberto se suas páginas estiverem escritas em hebraico.

Eu só sei ler em português.
Débora Andrade
Enviado por Débora Andrade em 25/06/2009
Reeditado em 25/06/2009
Código do texto: T1666869
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre a autora
Débora Andrade
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
312 textos (17716 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/09/20 04:16)
Débora Andrade