Analogia entre Pessoas e Livros

Livros de Contos, Ensaios, Crônicas, Romances, Científicos, de Bolsos ou, até, Enciclopédias: certamente, todo mundo conhece alguém que caiba em uma destas categorias aqui.

Assim como os livros existem pessoas que precisamos apenas "provar". Uma leitura e parece tudo, sinteticamente, absorvido e sentido.

Existem outras que precisamos devorar, ler mais de vinte vezes, destacando os pontos mais complexos e buscando uma compreensão maior, um entendimento que não se satisfaz em uma leitura única. É preciso mais atenção e dedicação para a compreensão de cada frase.

Há, ainda, os poucos que são indispensáveis. Estes livros (leia-se pessoas) a gente gosta mesmo é de ler, devorar, mastigar até digerir. Geralmente são os que nos consome um tempo maior e entendê-los é quase um exercício de entendermos a nós mesmos. São complexos e, por vezes, quase desistimos de chegar ao final. Porém, não há como negar! Sem nenhuma dúvida, serão estes livros que recordaremos suas frases e suas lições sem grandes esforços.

“Minha vida é um livro aberto”, alguns exclamam e potencializam esta analogia. Livros fechados nós só lemos a capa. Não conseguimos chegar nem no prefácio.

Mas, pensando por outro lado, nada vai adiantar um livro aberto se suas páginas estiverem escritas em hebraico.

Eu só sei ler em português.