Preços e preços

Consumidor desinformado que sou e salvo também o ser quanto à média dos consumidores brasileiros os quais também considero assim, vez por outra, como um deja-vú, me ocorre que somos enganados quanto à formação de preços, neste caso específico em relação a certos produtos como aparelhos de TV, CD’s e DVD’s, telefone celular e mais alguns desse tipo produto, hoje tão integrado ao dia a dia do cidadão. Há 03 anos apenas, um aparelho de TV de 34’ custava CR$ 3.200,00, hoje não passa de CR$ 1.000,00. O condenável comércio informal anda mostrando (mesmo se considerando as taxas/impostos e direitos não incluídos nos seus preços) que os valores de CD’s e DVD’s poderiam ser menores, tanto que já se encontram bem mais reduzidos de forma geral embora ainda caros. Quanto aos telefones celulares, talvez não dê para comparar com os chinezes que se vende por aí sem lá essas garantias de qualidade., segurança quanto à baterias e, quem sabe, radiação, etc (falei que não sou conhecedor), mas convenhamos, são muito baratos e com muitos recursos a mais que as carroças equivalentes em preços nem cogitam em oferecer. Tudo bem, a TV de tubo (CRT) foi tragada pelos LCD’s, mas e daí? De repente seus componentes deixaram de ter valor? E os impostos e taxas? Acabaram? Na verdade, somos roubados! Será que tinha cabimento um aparelho de plasma custar R$ 26.000,00 a 04 anos e hoje R$ 2.000,00? Não há custo inicial de produção que justifique um preço tão alto. ...E nós ficamos tão mais reféns dessa selvageria quanto quisermos nos manter minimamente atualizados, isto é, com as últimas carroças à venda no mercado. Está acontecendo agora com assinaturas de telefone, TV a cabo (a HD é uma fortuna), Internet rápida (nem tanto assim), Plays e Discos Blu-ray etc. Isto sem falar na quantidade de empresas de um mesmo seguimento que se juntam e acabam com a concorrência (quando não fazem um cartel disfarçado ou descarado mesmo). No caso dos computadores a explicação é mais aceitável. Seus componentes caíram, o mercado brasileiro se abriu e a demanda cresceu justificando a queda de preços.