E POR FALAR NO PÃO DE AÇUCAR

E por falar no Pão de açucar...


Ele é um doce, sim!
...ele não é só uma maravilha de cenário a 395 metros acima do nível do mar.Não é só porque ganhou um teleférico com os seus bondinhos a transportar e encrementar a bela paisagem que virou um grandioso olhar, um chamado "natureza de sucesso".
O pão tem na sua receita, muitos ingredientes que eu vou chamar de "curiosidades", quais,  assim o levaram a ser uma grande marca .
Considerado um ícone do turismo na cidade, ele é muito especial e ... "não engorda"!

A sua história não está ligado somente à sua beleza,mas também ao fato da cidade do Rio de Janeiro ter sido fundada na sua vizinhança. Lembrando,  em 1º de março de 1565 por Estácio de Sá.

Seu nome, segundo nos passa a história, é originário dessa época porque o mesmo tinha a semelhança com a forma Cônica que era usado para a solidificação do melaço da cana de açucar. Sua receita foi aprimorada,mas continua com a mesma massa de origem.

O chamado pão de açucar,que eu vou chamar de "complexo poético" pela sua beleza natural,e , ao meu ver, a mais bela paisagem a ser vista - um privilégio  sómente  do bairro de Botafogo - de onde se avista o melhor angulo do mesmo. Está localizado no  bairro da Urca, por sinal, muito próximo.
Do cenário faz parte o morro do pão de açucar(que dá o nome ao complexo),morro da Urca e o morro da babilônia,todos margeados pelas águas da baía de guanabara.Todos com a melhor massa e a melhor graça.

A sua atração principal é o belo passeio de teleférico interligando a praia vermelha e o morro da urca ao Pão de Açucar. Esse teleférico foi o primeiro instalado no país e sua inauguração consta do ano de 1912. O teleférico tem o nome de "Bondinhos do pão de açucar" e em 2002 fez 90 anos até aqui tendo transportado 31 milhões de turistas,tendo uma frequência diária no alto verão de 3 mil pessoas.Todos a conferir a boa receita do lugar.

Outra curiosidade é que o pão de çucar é circundado por um resquício de "mata atlântica",sendo especialmente tomado por um chamado "tapête vegetal".É rico em espécies de plantas rupícolas estando presente em suas faces diversas espécies endêmicas de BROMÉLIAS e ORQUÍDEAS.Esse ingrediente é muito ,muito especial.

Possui especies nativas que em outros pontos da vegetação litorânea brasileira já foram até extintas,como a orquidea "laelia lobata" que só floresce em dois unicos lugares no planeta,que é aqui no morro do Pão de açucar e na Pedra da Gávea também no Rio.

Outra boa curiosidade é quem primeiro teria escalado o mesmo e assim dado a partida para a famosa prática do montanhismo,sendo considerada a montanha brasileira com maior numero de vias de escaladas.

E continuando  o assunto "Escalada" , consta , quem primeiro teria galgado a montanha, foi uma mulher de nacionalidade inglesa chamada Enrieta Carstiers no ano de 1817,ela realizou o feito pela face leste voltada para o oceano Atlantico e de menor inclinação.Consta que talvez tenha sido a primeira manifestação direta de cunho montanhístico no Brasil,onde a propria ascenção representou o objetivo maior.

A prática do montanhismo no Pão de Açucar é conhecido internacionalmente e é considerada tanto por ser uma das maiores áreas de escaladas urbanas como pela beleza da sua paisagem.Consta que estão catalogadas mais de 270 vias de roteiros e boulders. Não,Nem pensar!...claro!...você irá concordar,  este pão não engorda... nunca!

Outra mulher chamada América Vespucci entre 1830 e 1840,imitada em 1851 pelo dentista norte americano Burdell conseguiram escalar a mesma.
Em 1992 sete alpinistas insatisfeitos com os resultados daquela famosa conferencia da ONU sobre desenvolvimento e meio ambiente acontecida nesta cidade, escalaram o Pão de açucar e estenderam uma grande faixa anuncidando uma mensagem com mais ingredientes ecológicos.

Não,como dito, o pão de Açucar não engorda...a massa é integral mesmo.
E Se você não quiser subir de bondinho ou escalando ainda terá mais opçoes... você poderá percorrer o caminho da pista chamada Cláudio Coutinho,  de 1250 metros de extensão,qual ,margeia as suas face sul e de onde também se tem uma bela vista paradisíacaao se posicionar  aqui , no pé da montanha e à beira do mar, vendo o verde e o azul,na sua vida a predominar.
Vendo os bondinhos passando, nunca sem no entanto parar,levando os sonhos,que aqui vieram como ingredientes,se cristalizar e com a paisagem,se embelezar e com as aves,pegar suas carona e... voar.!!!
CRISTINRio,29/06/2009
Fotografia: Cristin





 
Cristin
Enviado por Cristin em 29/06/2009
Reeditado em 26/01/2021
Código do texto: T1673269
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.