CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CRITÉRIOS DO AMOR

Amor não se exige, para adquiri-lo, basta apresentar boas razões na consecução desse sentimento maior, que somente com muita paciência vai se efetivando em nossos corações.

Não se pode convencer ninguém a nos amar, isso jamais alguém conseguiu. No amor, a maior recompensa é saber que nunca estaremos sós e que sempre contaremos com a pessoa amada, juto porque confiamos plenamente no próprio amor.

Quando se ama, mesmo de verdade, somos amigos e verdadeiros amantes. O amor este presente mesmo além da saudade, ele estar na eternidade. Como dizia o poeta: “Se acabou, é porque não era amor”. Quando se estar amando ou quando se tem amor, passamos a interagir com o (s) outro (s) o prazer de viver sentimentos de alegria com plena consciência de harmonia com o universo que nos circunda ou nos envolve. Aí também disse o poeta: “...Meu universo é você...” Esse universo se traduz não só na questão cósmica, mas nos universo das coisas singelas, das expressões naturais da vida, mormente na virtude da tolerância e da paciência cristã.

O sentido do amor estar em procurarmos viver plenamente em equilíbrio, fazendo o que queremos, mas medindo as conseqüências de nossas ações e prevendo cautelosamente os malefícios que poderão advir para o outro em decorrência de nossas atitudes. Não se deve olhar para os benefícios que poderão advir, isso já faz parte da prática do amor.

Desse modo, assim interagindo no amor, viveremos em harmonia mesmo que existam conflitos a serem vencidos ou vivenciados.

Somente com muito amor no coração vamos fazer a diferença nesse universo que nos abriga.devemos, sobremaneira, respeitar o amor e declará-lo como conceito universal de nossas vidas, vivendo, destarte, mais saudáveis e sempre melhor. Mais uma vez disse o poeta Manuel Bandeira, em sua composição “Renúncia”:..Aprende a amá-la que a amarás um dia. Então ela será tua alegria, e será, ela só tua ventura...”

Finalmente, quando se encontra o amor, pois esse é o caminho, teremos dissipado tormentos, medos, apegos e ilusão e teremos também a coragem de ser extraordinário e de nos proclamarmos poderosos. Porque envolto na pureza do amor livre, livre amor, seremos poderosos e seremos inspiração para todos em nossa volta, deixando que os outros enxerguem o verdadeiro poder.