Bandas e projetos musicais que estão tocando na rádio Primamusic

M83

Nicholas Fromageau

Anthony Gonzalez

M83 é um grupo de música eletrônica. Originário de Antibes, França, M83 foi formado em 2001 por Nicholas Fromageau e Anthony Gonzalez. Com três álbuns lançados, M83 atingiu uma certa popularidade nos Estados Unidos, onde é publicada sob o selo Mute Records, associado à EMI.

A música de M83 ocupa um espaço entre o shoegazing e o post rock. As composições, principalmente do segundo disco, Dead Cities, Red Seas & Lost Ghosts, foram elogiadas pela crítica, e o grupo já teve suas músicas em comerciais do Pontiac, álbum de remixes da banda Bloc Party e trilha sonora dos filmes Night Watch e A Scanner Darkly.

Durante a elaboração do terceiro álbum, Before the Dawn Heals Us, Fromageau se afastou temporariamente do M83, e todas as faixas ficaram a cargo de Gonzalez.

O nome grupo se deve à galáxia M83.

Discografia

Albums

M83 (2001)

Dead Cities, Red Seas & Lost Ghosts (2003)

Before the Dawn Heals Us (2005)

Digital Shades Vol. 1 (2007)

Saturdays = Youth (2008)

Singles

0078h (2004)

Run Into Flowers (2004)

America (2004)

A Guitar and a Heart (2004)

Don't Save Us From the Flames (2005)

Teen Angst (2005)

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/M83_(banda)"

Rosana

Biografia e vida artística

Filha do músico Aldo Fiengo, começou a cantar durante os anos 70 na banda de seu pai, a Casanova's. Fortemente influenciada por Elis Regina e Gladys Knight na adolescência, decidiu ser cantora.

Em 1978, ainda na banda do pai e já morando na cidade do Rio de Janeiro, gravou um compacto simples pela gravadora Odeon, com a romântica "Fique um Pouco Mais", que entrou na trilha da novela Pecado Rasgado da Rede Globo e "Muito Independente", em ritmo de discothèque. A banda Casanova's chegou a aparecer numa cena dessa novela, com Rosana como vocalista. Participou ainda de diversos programas de televisão da época, como Globo de Ouro, Chacrinha, Carlos Imperial, Sexta Super, Raul Gil e Almoço com as Estrelas. Em 1981, classificou-se no Festival MPB Shell da Rede Globo com a canção Pensei Que Fosse Fácil (Mas Não É) de Zé Rodrix. Novamente em 1985 participou de outro festival da Rede Globo, o Festival dos Festivais, e interpretou numa das eliminatórias a canção Vidraça. Ainda naquele ano, participa do especial infantil A Era dos Halley de Augusto César Vannucci, cantando ao lado de Guilherme Lamounier a música Luz de Mim de Daltony Nóbrega.

Em 1986, após gravar alguns discos e participar de outros, uma fita com uma gravação daquele que é considerado pela cantora o seu primeiro sucesso da carreira - Nem um toque, foi levada à Rede Globo e acabou inserida na trilha sonora da telenovela Roda de Fogo (1986). Com essa exposição, a música foi exaustivamente executada nas rádios. Rosana então assinou contrato com a CBS/Sony Music (atual Sony BMG) neste mesmo ano, permanecendo neste selo até 1993.

O maior sucesso, porém, ocorreu no ano seguinte, com a canção O amor e o poder, que fez parte da trilha de Mandala (1987), que ficou por várias semanas consecutivas em primeiro lugar nas paradas de sucesso. O primeiro disco, Coração selvagem, que continha esta canção, vendeu mais de um milhão de cópias, rendendo-lhe vários troféus e homenagens.

Ao longo da carreira, gravou mais de doze discos, dos quais oito tiveram execução fora do Brasil, sobretudo na América Latina, contabilizando oito discos de ouro e dois de platina, e também foi convidada para gravar com cantores internacionais e apresentou-se nos principais programas televisivos. Nos anos 90 dedicou-se a gravar projetos especiais privilegiando outros estilos musicais, tais como o rhythm and blues no álbum Doce Pecado, 1990 gravado em Miami(EUA) com produção de Ronnie Foster, releituras de clássicos da MPB (Gata de Rua, 1993, com produção de Roberto Menescal) ou uma incursão pela dance music (Vende Peixe-Se, 1996). Em 1991 Rosana fez vocalize no funk eletrônico Mexa-se, faixa do trabalho de estréia da banda Magrellos, participando do clip do grupo veiculado na MTV e também em programas de tv. Em 1998, nasceu Davi, o primeiro filho, e afastou-se novamente da mídia. Quando se comemorou os 90 anos de Carmen Miranda, fez uma homenagem a ela excursionando com o espetáculo em 1999, com músicas de seu repertório. A cantora também gravou canções para dois filmes da Disney: O Corcunda de NotreDame e Oliver & Sua Turma. Rosana tem como madrinha de carreira a cantora Leny Andrade e é reconhecida como uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos por nomes consagrados como o cantor e compositor Caetano Veloso, e o produtor musical Max Pierre. No atual Prêmio de Música Brasileira (antigo Prêmio TIM/SHARP)organizado por José Maurício Machline, Rosana é uma das recordista com 9 indicações sendo a última em 2004 pelo álbum Rosana (Moviplay, 2003) e vencedora de 5 prêmio de Melhor Cantora Popular em 1987, 1989, 1990, 1992 e 1994.

Vivendo no Rio de Janeiro, a cantora multiinstrumentista, continua fazendo espetáculos pelo Brasil e exterior, cantando e ainda tocando piano e violão.

Curiosidades

Em sua versão em CD, o álbum Gata de Rua trouxe três faixas-bônus, Revés, Sentado à beira do caminho e As rosas podem falar. Estas não entraram no LP original por problemas de espaço.

Rosana participou de algumas campanhas no estilo We Are The World, entre elas, a campanha contra a AIDS que passou no programa Fantástico, da Rede Globo, em 1987, de nome Viver Outra Vez, autoria de Osmir Neto, ao lado de artistas como Guilherme Arantes, Tim Maia, Erasmo Carlos, Sivinho "Blau Blau" (ex-vocalista da Banda Absyntho), Emílio Santiago, Adriana, Elza Soares, entre outros.

A Pepsi contratou Rosana para gravar um de seus jingles de maior sucesso no início dos anos 80.

A canção Amor Dividido em dueto com o cantor mexicano Emmanuel, do álbum Por donde el amor me lleva, alcançou o terceiro lugar na parada Billboard Latino em 1990, garantindo a cantora uma biografia no site da Billboard.

Em 1995 foi composto o tema de Natal do programa Xuxa Hits (programa musical da apresentadora Xuxa Meneghel), de nome Natal de Todas as Raças, celebrando a paz e o Natal, de autoria dos cantores Edmon Costa (que gravou com Rosana o dueto Se Eu Me Apaixonar, versão do clássico When I Fall In Love, de Nat King Cole) e Rodrigo Ferraz, com o Movimento Black Brasileiro, que teve a presença de cantores do cenário de música black no Brasil, tais como As Sublimes (grupo que tinha como integrante a atriz Isabel Fillardis), Cidalia Castro, Abdullah (vocal de Gabriel, o Pensador, Alexandre Lucas (ex- Banda Fanzine e ex- banda Ebony Vox), Júlio Borges (ex- banda Fanzine, ex- banda Ebony Vox e ex vocal de Flavio Venturini), Alexandre Dantas (ex- Conexão Japeri- a banda que lançou Ed Motta), e os próprios Rodrigo Ferraz (ex- banda Veneza) e Edmon Costa.

A revista Veja foi condenada a indenizar a cantora em R$ 24 mil por danos morais. A Justiça de primeira instância do Rio de Janeiro entendeu que uma reportagem sobre cirurgias plásticas causou-lhe sofrimento.

Em 2006 Rosana recebeu uma grande homenagem aos 20 anos de sucesso (Nem um toque - 1986) no Rio de Janeiro reunindo fãs de todo o Brasil. Nomeado de Festa da Deusa, o evento foi o maior já realizado sobre a cantora no país, com direito a exposição de fotos, exibição de especial de tv, vídeo-clipes e outras perfórmances.

Em 2008 o programa Homenagem ao Artista do apresentador Raul Gil, homenageou a cantora pelo conjunto de sua obra, com depoimentos de nomes como: Leny Andrade, Roberto Menescal, Gringo Cardia, Angela Maria, entre outros.

Discografia

1979 - Fique Um Pouco Mais - (EMI-Odeon)

1983 - Rosana - (RCA Victor)

1987 - Coração Selvagem - (Epic/CBS)

1988 - Vício Fatal / Ao Vivo - (Epic/CBS)

1989 - Onde o Amor Me Leva - (Epic/CBS)

1990 - Por Donde el Amor Me Lleva - espanhol - (Epic/CBS)

1990 - Doce Pecado - (Epic/CBS)

1992 - Paixão - (Columbia/CBS)

1993 - Gata de Rua - (Columbia/CBS)

1994 - Essa sou eu - (Polygran)

1996 - Vende peixe-se - (Natasha Records)

2003 - Rosana - (Movieplay)

King Crimson

Os King Crimson são um grupo musical inglês formado pelo guitarrista Robert Fripp e pelo baterista Michael Giles em 1969. O estilo musical da banda costuma ser categorizado como rock progressivo, mas a sua sonoridade carrega vários estilos, como jazz, música erudita, new wave, heavy metal e folk.

O nome King Crimson foi sugerido por Peter Sinfield, sendo uma alusão a Belzebu, princípe dos demónios. De acordo com Fripp, Belzebu seria uma forma ocidentalizada da frase árabe "B'il Sabab.", significando "o homem com um objetivo", apesar de muitos sugerirem que a palavra vêm do hebraíco Ba'al-z'bub, "senhor das moscas".

Uma parte considerável da história dos Crimson consiste nas várias mudanças que foram ocorrendo na banda ao longo dos anos, sendo Robert Fripp o único elemento consistente do grupo, embora ele diga que não se considera o líder, e que para ele os King Crimson são “uma forma de fazer coisas”,[1] e a consistência musical que tem persistido ao longo da história da banda, apesar da rotação dos seus membros, demonstra bem este ponto de vista.

Origem

Robert Fripp e Michael Giles começaram a discutir a formação da banda em Novembro de 1968, pouco antes da separação de Giles, Giles and Fripp uma banda que teve uma duração efémera e sem sucesso. Os primeiros músicos que se lhes juntaram foram: o vocalista e guitarrista Greg Lake, para tocar baixo, o poeta e letrista Peter Sinfield e o compositor Ian McDonald, sendo esta a primeira encarnação dos King Crimson.

Em Janeiro de 1969 o grupo ensaiou pela primeira vez. Em Julho daquele ano, a banda se apresentou no famoso show gratuito no Hyde Park em Londres organizado pelos Rolling Stones. No decorrer desse ano foi editado o primeiro álbum, In The Court of the Crimson King. A sonoridade do disco de estréia trazia vários elementos pouco ortodoxos para o rock naquele tempo, incluindo a influência de música erudita e jazz. As novidades tornaram-no um marco no sub-gênero do rock que na época ainda estava em estágio embrionário: o rock progressivo.

O grupo fez uma turné pela Inglaterra e mais tarde pelos Estados Unidos tocando ao lado de muitos grupos contemporâneos entre os quais: Iron Butterfly, Janis Joplin, Rolling Stones e Fleetwood Mac. A banda começava a fazer um sucesso moderado, mas tensões e divergências musicais chegaram a um limite, a ponto de McDonald e Giles sairem do grupo em Dezembro de 1969; McDonald formou os Foreigner e Giles seguiu carreira solo.

Álbuns de estúdio

1969 - In the Court of the Crimson King

1970 - In the Wake of Poseidon

1970 - Lizard

1971 - Islands

1973 - Larks' Tongues in Aspic

1974 - Starless and Bible Black

1974 - Red

1981 - Discipline

1982 - Beat

1984 - Three of a Perfect Pair

1994 - VROOOM (EP)

1995 - THRAK

2000 - The ConstruKction of Light

2002 - Happy With What You Have to Be Happy With (EP)

2003 - The Power to Believe

Videografia

[editar] DVD e VHS

1984 - The Noise: Frejus (VHS) Gravado em 1982

1984 - Three of a Perfect Pair: Live in Japan (VHS) Gravado em (1984)

1996 - Live in Japan (VHS) Gravado em 1995

1999 - déjà VROOOM (DVD) Gravado em 1995

2003 - Eyes Wide Open (DVD) Gravado em 2000 & 2003

2004 - Neal and Jack and Me (DVD) Gravado em 1982 & 1984 - compilação reunindo The Noise: Frejus e Three of a Perfect Pair: Live in Japan

The specials

The Specials foi uma banda britânica formada em 1977 em Coventry. Eles misturavam elementos do mod e do ska e criaram um novo som que se tornaria conhecido como Two Tone. Eles ficaram famosos mais por seus compactos do que por álbums, como “Ghost Town”, “Too Much Too Young” e sua estréia com “Gangsters”.

Biografia

Logo depois de ser formado em 1977 por Dammers, Golding e Gentleman, a banda começou a tocar em pequenos shows sob o nome de The Coventry Automatics e depois como The Special AKA. Joe Strummer, vocalista e guitarrista da também banda britânica The Clash compareceu a um de seus shows, convidando depois o The Special AKA para abrir para sua banda durante a turnê No Parole UK Tour. Isto deu ao The AKA um nível de exposição nacional importante, e eles começaram a ser agenciados pelos mesmos empresários do Clash. Entretanto, em 1979 Dammers decidiu fundar seu próprio selo, e a 2-Tone Records nascia. Por este selo a banda lançou “Gangsters”, entrando para a parada de sucessos. O grupo então começou a usar ternos ao estilo mod, juntamente com outros elementos da moda dos anos 60. Seu LP de estréia foi Specials, produzido por Elvis Costello. “Too Much Too Young” ficou em primeiro lugar nas paradas, apesar de ter sido banida pela BBC por seus versos que falavam de aborto.

Seu segundo álbum, More Specials, não foi tão bem sucedido quanto os lançamentos anteriores. A banda praticamente abandonara o ska, apesar de ter sido a principal responsável por seu ressurgimento e popularide no Reino Unido, preferindo uma aproximação mais ambígua e experimental com a música. More Specials trazia vários estilos musicais diferentes, a maioria sem uma definição classificável, mas com traços aparentes de pop e New Wave. A banda também experimentou com o que poderia ser chamado de uma versão mais obscura, quase psicodélica do reggae. Devido a sua fama prévia como a banda de ska mais importante de todos os tempos, seus fãs originais ficaram desapontados com a debandada do gênero. Apesar disso, um lado-B do álbum, "Ghost Town", ficou na primeira colocação das paradas. Mesmo assim, a 2-Tone estava com sérios problemas. Staple, Golding e Hall saíram, e Dammers convidou Stan Campbell e começou a trabalhar sob o nome Special A.K.A. O resultado, In The Studio, foi visto por muitos como um fracasso, embora "Racist Friend" e "Free Nelson Mandela" tenham se tornado sucessos. Dammers então dissolveu o grupo e passou a trabalhar com ativismo.

A banda The Beat de Birmingham colaborou em faixas como “Free Nelson Mandela” e mais tarde juntaria-se a integrantes do The Specials para formar no começo dos anos 90 o Special Beat.

Terry Hall continuou uma bem-sucedida carreira apesar do fim do The Specials, particularmente com sua banda de pop dos anos 80 The Fun Boy Three (com seus ex-companheiros de Specials Neville Staple e Lynval Golding).

Mais recentemente, o The Specials apareceu na série de vídeo-game Dance Dance Revolution e na trilha sonora dos filmes Snatch e Shaun Of The Dead.

Retorno

Neville Staple, em uma entrevista à rede de televisão BBC de Londres, declarou que a formação original da banda, menos Jerry Dammers, fará shows entre Março e Maio de 2009, em algumas localidades da Inglaterra (entre elas a lendária Brixton Academy), em comemoração ao aniversário de 30 anos de lançamento do primeiro álbum.

Discografia

Specials (1979)

More Specials (1980)

In the Studio (como Special A.K.A.) (1984)

Everly Brothers

Don (nascido em 1 de fevereiro de 1937 em Brownie, uma pequena província - já extinta - perto de Central City, Kentucky), e Phil Everly (nascido em 18 de janeiro de 1939 em Chicago, Illinois), são músicos de rock and roll com influência de música country que alcançaram o sucesso nos anos 50.

Com um som leve, calcado mais no violão e em harmonias vocais, e com seus versos inocentes e caras limpas, o Everly Brothers nunca foi, em seu auge, considerado uma ameaça à sociedade (como acontecia por exemplo com Chuck Berry e Little Richard); eles foram um dos grupos de rock mais importantes da música por suas canções, que ajudaram a fazer a ponte entre o rock e a música country de uma maneira que agradasse os fãs de ambos os estilos. Além disso, seu estilo de cantar harmonicamente influenciou praticamente quase todas as bandas de rock dos anos 60.

A dupla se separou em 1973, mas retornou em 1983 com um novo álbum produzido por Paul McCartney e Dave Edmunds. On The Wings Of A Nightingale foi sucesso tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido.

Em 1990,o A-ha regravou um dos sucessos da dupla, "Crying In The Rain", uma canção que fez muito sucesso com eles também.

O Everly Brothers teve um total de 26 canções no top 40 da Billboard Hot 100. Em 1986 eles estavam entre os 10 primeiros artistas a entrarem para o Hall da Fama do Rock and Roll, e seriam também incluídos no Hall Da Fama da Música Country em 2001. Eles ainda se apresentam como uma dupla ao redor do mundo.

Discografia

Álbuns

The Real Everly Brothers (1958)

The Everly Brothers (Cadence) (1958)

Songs Our Daddy Taught Us (Rhino) (1959)

Songs Our Daddy Taught Us (Ace) (1959)

It's Everly Time (1960)

Rockin' With (Mini EP) (1960)

The Fabulous Style Of The Everly Brothers (1960)

A Date With The Everly Brothers (1961)

Both Sides Of An Evening (1961)

Souvenir Sampler (1961)

Christmas With The Everly Brothers (1962)

Instant Party (1962)

Folk Songs Of The Everly Brothers (1962)

Rock 'n' Soul (1965)

Gone, Gone, Gone (1965)

Beat & Soul (1965)

In Our Image (1966)

Two Yanks In England (1966)

The Hit Sound Of The Everly Brothers (1967)

The Everly Brothers Sing (1967)

Roots (1968)

Wake Up Little Susie (Harmony) (1969)

Chained To A Memory (1970)

Everly Brothers Show (1970)

Stories We Could Tell (1972)

Don't Worry Baby (1973)

Pass The Chicken And Listen (1973)

Everlys (1975)

New Album (1977)

The Everly Brothers (Profile) (1981)

EB 84 (1984)

Home Again (1985)

All They Had To Do Was Dream (1985)

Born Yesterday (1986)

The Everly Brothers (Bella Musica) (1988)

Some Hearts (1989)

Heartaches And Harmonies (1994)

Yann Tiersen

Guillaume Yann Tiersen (Brest, 23 de junho de 1970) é um músico de vanguarda, multiinstrumentista e compositor francês de origem judaica. Compondo para piano, acordeão e violino, sua música aproxima-se de Erik Satie e do minimalismo de Steve Reich, Philip Glass e Michael Nyman. Tornou-se internacionalmente conhecido ao compor trilhas sonoras de filmes como O fabuloso destino de Amélie Poulain e Good Bye, Lenin! e agora volta sendo reconhecido pela composição Summer 78 no promo de Do Começo ao Fim, filme Brasileiro mais polêmico dos ultimos tempos.

Passou sua infância em Rennes, também na Bretanha, onde estudou violino, piano e regência orquestral. De formação clássica, encaminhou-se para o rock já na idade adulta. Nos anos 1980, junta-se a vários grupos de rock em Rennes. Em seguida, começa a escrever trilhas sonoras para peças teatrais e filmes como "A vida sonhada dos anjos" (1998), de Erick Zonca, "Alice e Martin" (1998), de André Téchiné e "O que a Lua Revela" (1999), de Christine Carrière.

Discografia

1995 - La Valse des Monstres

1996 - Rue des Cascades

1997 - Bästard

1997 - Le Phare

1999 - Black Session (Live)

1999 - Tout est calme

2001 - L'absent

2001 - Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain

2002 - Music Planet 2 Nite Gotan e Tiersen

2003 - Adeus Lenin

2004 - Yann & Shannon

2005 - Les Retrouvilles

2006 - On Tour

2007 - On Tour (show do Brasil)

Prima
Enviado por Prima em 05/07/2009
Código do texto: T1684099
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.