LAGARTEANDO DAÍ !...

À cerca do belissimo texto de uma colega aqui do recanto referindo-se ao inverno gaúcho tenho a dizer que nós paranaenses,especialmente mais ao Sul do Estado,conheçemos muito bem os dois lados(belezas e agruras) desta estação.
Belezas, eu diria ,exclusivamente nossas.Uma manhã de geada não ocorre sem que haja um antecedente, que ouso aqui denominar "pré-geada".É quando a tarde vai se tornando cada vez mais fria,o dia parece encurtar-se,o céu translúcido lembra um gigantesco bibelô de cristal engolindo as serras e as delineando em tons que misturam-se de ouro e violeta.Surgem as primeiras estrelas;tão brilhantes naquêle céu limpo que parecem bem proximas à terra.Calam-se os ruídos;um e outro,corajoso,aventura-se à uma saídinha básica,os demais recolhem-se aos aposentos e as janelas , iluminadas ,lembram olhos noturnos espiando ruas desertas.Nas casas,recheadas de afetos,abençoam-se os fogões à lenha (nas mais modestas) e as lareiras (nas abastadas).Até aqui ,tudo muito romântico,um tanto poético,talvez...
Manhã seguinte:Acorda-se.
A tortura fica por conta do "sair debaixo dos cobertores",mas batalhar é preciso!
A tradicional bocejada é substituida pelo insólito "Brrrrrr....que frio!"
Solta-se a cortina;nada se vê através da vidraça.(está coberta de uma camada de gelo).
Heróicamente caminha-se até a porta...Abre-se;e o que descortina-se à frente é um imenso manto branco tomando conta do cenário.

Como disse a colega gaúcha "algo como se tudo estivesse coberto por grossa camada de côco ralado".A grama,os telhados,a roupa que dormiu no varal...Esfregam-se as mãos.Os dedos dos pés à esta altura já congelaram-se.Ensaia-se um sapateado.Por um instante incorpora-se "Fred Astare",tudo na tentativa de conseguir aquecer-se.
E o banho matinal? Um terrível desafio!...Mas,banhar-se é preciso,então...
Banho tomado,bem agasalhado,aí já dá pra começar a encarar o dia.Aos que tem compromissos de trabalho,horarios a cumprir,nada a dizer,além de "pobres coitados,que vida!".
Pelas ruas,ciclistas e motoqueiros maldizem os únicos meios de locomoção de que dispõe."Um dia ainda consiguirei comprar um carro,mentalizam".
Em síntese esta seria uma típica manhã de inverno "das boas"(com prenúncio de sol e sem vento,o minuano, "aquêle").Sim,porque há também  aquelas manhãs com geada e neblina o que transforma-se num verdadeiro suplício.
E,aos  poucos, o sol vai -se erguendo,tímido,derretendo o gelo...Lá pélas 10 horas dá-se inicio à "lagarteagem" que nada mais é que a reunião de pequenos grupos de pessoas (leia-se ligeiramente folgados)que vão se formando nas esquinas,em frente às casas de comércio,nos jardins,nas praças....Chegam-se: encazacados,encapuzados e os friorentos ao extremo,enrolados em pesados cobertores sobre a não  menos pesada indumentária.Debaixo daquêle sol gostoso os assuntos vão tomando consistência , variando de futebol à política,finanças à fofocas e anedotas...E cada um exagerando um pouco mais no volume de gelo que formara-se em sua casa.É o tanque de lavar roupas que tendo pousado cheio d´ agua ,amanhecera transformado num enorme cubo de gelo,o cachorro que apareceu endurecido no  terreiro,a cachoeira que congelou,até,pasmem!o xixi de fulano de tal que,dado ao rigor do frio, eclodiu sob forma de de pequenos cristaisinhos de gelo!...
As garrafas térmicas bailam de mão em mão.Ora repondo a água quase fervente para o chimarrão,ora servindo cheirosos cafezinhos,tudo acompanhado de pinhão, assado ou cozido.
Eu diria que aí reside o lado bonito do nosso rigoroso inverno.O encontro da vizinhança,dos amigos,(lagartos)a aproximação aquecendo corpos , avivando relacionamentos.As horas vão passando,e pelas cozinhas, dedicadas espôsas ( não muito chegadas à uma lagarteagem),birrentas e enfezadas,ao redor de fogões preparam o almoço.
Retornam os esposos !...Felizes lagartos,desestressados,repletos de novidades...As recepções,nem sempre são das melhores.
Em geral ,a maioria dos lares é tomada pela mesma indagação:
-Por onde te metestes até esta hora vivente?
Ao que , apaixonadamente e no melhor estilo "Bozena" êles respondem:
_"Lagarteando, DAÍ"....