Assassinato

Edson Gonçalves Ferreira

Não faça cara de inocente, você como eu é um(a) assassino(a). Todos os dias quando usamos o banheiro, estamos matando o rio Itapecerica. Todos os dias, quando não separamos o lixo, deixando-o fora e, depois, consentindo que ele seja rasgado e espalhado pelas ruas, estamos matando o rio Itapecerica e, conseqüentemente, poluindo todas as nascentes também.

Você vai xingar os políticos. Eu também xingo, eles são mais omissos que nós, eleitores, mas somos nós que os colocamos no poder e, quando usam o nosso dinheiro de forma inadequada e calamos a nossa boca, somos coniventes com eles. Se assim somos, também somos desonestos. A nossa desonestidade começa com a simples omissão. Eu, pelo menos, me redimo neste Jornal Agora, brigando pelo rio, pela lagoa da Sidil. _ E você, o que você já fez para salvar o rio Itapecerica e a lagoa da Sidil?

Você sabia que, daqui a alguns anos, Divinópolis corre o risco de sumir do mapa. Não, não estou ficando louco. Nem o Dr. Carlos Altivo que, mais venerável que eu, merece toda atenção. Não adianta construírem arranha-céus e deixar o nosso esgoto caindo no rio onde, inclusive, já fizeram reunião política – pasmem-se – dentro do seu leito onde quase não corre mais água.

Dizer que nossos descendentes vão beber água podre ou urina não é hipérbole (se você não sabe o que é hipérbole, eu explico: é exagero). Não estou exagerando. Um prefeito está sempre passando para o outro a responsabilidade para salvar o rio Itapecerica. Estamos cansados de ouvir o quanto custará salvá-lo. Eles, contudo, não pensam que, se não salvarmos os nossos rios e nascentes, morremos juntos com eles.

Você que está lendo esta minha crônica apelativa, não durma no ponto, assim que acabar de ler, entre na Internet e passe um e-mail para o prefeito cobrando, use palavras educadas, mas seja franco e direto. Se não tiver e-mail, ligue para a prefeitura, encha o saco do prefeito mesmo. Ele foi colocado lá para lutar pela vida da cidade que governa e não haverá vida sem água, viu?

Agora, se você nada fizer, não adianta me xingar, porque estou zelando pelo nosso bem-estar e o rio Itapecerica está quase morto. Ainda há tempo para salvá-lo. Divinópolis não precisa daquele portal para lugar algum; Divinópolis não precisa de comissão para preparar seu centenário de emancipação política; Divinópolis precisa é do rio Itapecerica limpinho, cheio de peixes novamente no ano de 2012. O resto é pura conversa fiada dos políticos que querem só se promover. E tenho dito e escrito!

Divinópolis, 07.07.09

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 07/07/2009
Reeditado em 08/07/2009
Código do texto: T1687148
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.