Da Terrinha, V - Seu Dercides, passarinheiro...

Da Terrinha, V - Seu Dercides, passarinheiro...

Seu Dercides, velho pescador, conhece a palmo as marges do rio Turvo e, do ribeirão dos Moleques. Mas, com a idade avançando e a saúde exigindo cuidados, já não pode mais montar a bicicleta e, partir para longos dias de pescaria, passatempo que tanto lhe agradava.

Mas, não sossegou de todo na sua sede de contanto com a natureza. Dias atrás, numa visita a um amigo, disse que não podia se demorar muito, pois tinha de cuidar dos seus passarinhos. Meio surpreso, o amigo perguntou se ele tinha virado passarinheiro, correndo perigo depois de velho.

Nada: seu Dercides Camargo mora atualmente sozinho, numa casinha modesta - porém bem conservada e, que tem um grande quintal à volta. E é nesse quintal que ele deposita, todo dia, pela manhã e pela tarde, o trato para os pássaros, que voejam e frequentam a área.

E ele passa o dia todo sendo visitado por pardais, rolinhas, gurrichas, pombas do bando, canários do reino, sanhaços e pássaros pretos (esses mais ariscos e, reservados), que são as alegres companhias de seus dias solitários, depois da aposentadoria das fainas rurais.