REFLETINDO SOBRE GESTÃO PÚBLICA

Sou pedagoga e iniciei minha carreira profissional numa época em que os diretores das escolas públicas brasileiras eram escolhidos pelo seu QI (Quem Indica – os políticos). E isso me incomodava muito porque gestão não é tarefa fácil, requer muito conhecimento na área de humanas e na área das exatas também. Apesar de eu ser muito ruim na área das exatas, acredito ser mais fácil trabalhar do que na humana. Uma vez que vamos lidar com subjetividades pessoais, interesses particulares, mau incompreensão de funções e por aí vai. Entretanto, essa época passou e me trouxe alegrias em saber que a comunidade escolar agora é quem escolhe o seu próprio gestor. Bom, de imediato pensei: a politicagem vai acabar, só pessoas comprometidas com a educação vão gerir nossas escolas. Ledo engano, pois percebo claramente, hoje, que pouco mudou. Os candidatos a gestores fazem dentro da própria escola a politicagem que sempre fui contra. Antes esta acontecia fora dos muros escolares, agora dentro. E o pior de tudo é que educador e educando são todos envolvidos diretamente nessa sujeira de jogos de interesses. E nós educadores somos exemplos...

Então percebo que nosso povo ainda não está preparado para ser livre, apesar de se pregar tanto à liberdade de escolha, está ainda esta muito arraigada aos parâmetros do descobrimento do Brasil. Somos frutos de mandantes e mandados. E por mais que se fale em democracia, a consciência do povo está muito longe de compreender realmente o sentido dessa palavra e pô-la efetivamente em prática. É claro que tenho direito de votar em quem eu quiser – ato democrático – mas de que me serve esse direito se a minha consciência ainda está atrofiada? Se não me deram mecanismos suficientes para um desprendimento de toda uma cultura que nos acompanha a mais de quinhentos anos.

Aqui entra o papel principal da escola que é educar para a vida, para a liberdade de pensamento e igualdade social. Um grande e instigante desafio: Mostrar ao aluno o seu valor humano e social na construção de um mundo gerido por uma sociedade capaz de assumir os seus próprios atos. Seguindo sempre de cabeça erguida no desenvolvimento de projetos individuais e coletivos. O aluno precisa se ver capaz e responsável pelo que acontece em seu entorno através de atividades que este possa ser agente ativo, como em desenvolvimentos de projetos que venham beneficiar a comunidade onde se encontra a sua escola pra depois ir mais além.

A escola precisa adequar-se às novas necessidades sociais e parar de agir apenas com transmissão de conhecimentos prontos, conforme funcionou na era da industrialização. Isto por que – supunha-se – que o aluno apenas precisava de conhecimentos técnicos para manejar máquinas. Cada um em sua tarefa específica, extremamente limitado. Hoje além do técnico ele precisa ser trabalhado o lado humano. Desenvolver suas potencialidades gerais para atuar com competência no mundo globalizado. O que deve mover o ensino hoje são as interrogações e não exclamações. Quanto mais dúvidas forem plantadas na cabeça do aluno mais este vai pesquisar para obter resposta e assim elastecer a sua capacidade de ser pensante e aprendente.

Pelo menos é isso que penso e luto para conseguir nas escolas onde trabalho. Daí o cuidado na escolha desses gestores cheios de “boas intenções” e poucos conhecimentos. Muitos ainda não acordaram e veem a gestão escolar como um posto para exibirem-se – especialmente a sua incompetência – esquecendo que a humildade é uma virtude que caminha junto a honestidade e respeito a seus pares.

Fui convidada recente para concorrer à administração de uma grande escola pública, este ano. Já fui diretora por onze anos na rede particular. Foi uma experiência muito boa, mas confesso que gerir uma escola pública me causa arrepios por causa dos vícios arraigados nos setores públicos. Como exemplo: se é público tem que ser lento, funcionar mal e, eu não comungo com este pensar retrógrado. Sei perfeitamente que muitos colegas educadores já deram grandes passos para uma melhora educacional significativa, mas é um processo lento e muito ainda temos que fazer para alcançarmos o patamar que nossos alunos e sociedade merecem. Sigo procurando dar o melhor de mim nesta luta constante.

Fátima Feitosa
Enviado por Fátima Feitosa em 11/07/2009
Código do texto: T1693938
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.