O Outono da Borboleta

Outono, época de transformação.

As árvores se desnudam reagindo as intempéries do tempo.

Se deixam transformar.

É uma transformação dolorida.

Dói tirar máscaras e enfeites. O outono é como a vida da

borboleta.

Nasceu lagarta, viveu longo tempo enclausurada, fechada em torno de si mesma.

E naquela escuridão de ninguém ver, permanece quietinha, toda enroladinha em fios de natureza.

Mas um dia parece que o tal casulo ganha vida e,surpresa para os olhos que observam, sai de lá, uma linda borboleta.

Já vi isso acontecer.

É lindo observar o nascer de uma borboleta.

Precisa-se de ter cuidado.

Fui querer ajudar a pequena a sair do casulo que a prendia. Me pareceu tão confusa sua saída, tão dolorida e demorada. Ela tentava e tentava e parecia que para dentro do tal casulo sempre retornava.

Era uma borboleta azul com pontinhos verdes tão lindos. Nunca em minha vida tinha visto uma assim.

E estava ansiosa para vê-la abrir asas e voar.

Estava a observá-la.

Então como alguém que acha entender de borboletas resolvi ajudá-la.

Já sabia que isso não se faz. Mas não resisti.

Cortei um pequeno fiozinho que parecia prender a borboletinha naquele mundo de escuridão.

Ainda não entendo bem o que aconteceu, mas a borboleta

nasceu com a asa defeituosa.

E nunca alçou vôo como era seu destino.

Passou um dia caminhando por minhas folhagens, e depois desapareceu para sempre de meus olhos curiosos e ansiosos

para vê-la alcançar alturas inimagináveis.

Descobri que fui eu a culpada.

Ao cortar o pequeno fio que a prendia, não permiti que sua asa fosse contra ele friccionada, até a livrar daquele visco que a cobria, e assim completamente livre, abrir asas e voar.

Aprendi na vida a esperar.

Ter paciência e aguardar todas as épocas do ano chegarem, uma a uma, e acontecerem em transformação.

Em transformação de vida e acalentar de sonhos.

Queria ter as asas da borboleta e voar, para ir para lugares onde só os que tem asas podem ir!

Maria
Enviado por Maria em 05/06/2006
Reeditado em 11/06/2006
Código do texto: T169588