VÍTIMAS DO MAL DE CHAGAS - Soltando Os Cachorros I

(Em Homenagem a Carlos Chagas - no Centenário da descoberta desta Doença que tem seu nome, em 1909)


Ouvia, já na minha pouca idade, sempre alguém dizer - "morreu de repente". Passado muito tempo desta época, vim a saber que aquelas pessoas morriam vitimadas pela Doença de Chagas, cujo agente é o Trypanosoma cruzi, transmitida por picada de Barbeiro (Triatoma, Rhodnius e Panstrongylus ) por diversas regiões deste Brasil e do mundo. Pessoas na flor da idade, ainda jovens, perdiam a vida desde há muito tempo, por cardiopatia chagásica!

Trabalhei como Técnico de Laboratório de Patologia Clínica por longo período, e vi muita coisa acontecer, mesmo no tempo em que já se usava a Violeta de Genciana no frasco de coleta de sangue. Pessoas contaminadas pela via natural da chupada do inseto, por transfusões sanguíneas, num tempo em que não se tinha quase nenhum controle de doenças como esta de que estamos falando, pelos Bancos de Sangue. Hoje devemos acrescentar a transmissão por meio de transplantes de órgãos!

Sou de Minas Gerais. Já lamentei a morte de muitos amigos, parentes, ao longo destes anos em que os brasileiros esperam que se descubra uma vacina, um tratamento eficaz para esta doença, uma vergonha para o nosso país. Já vi muitas notícias de Pesquisas sobre este mal que vem nos afligindo por tempos imemoriais. Só depois da sua descoberta por Carlos Chagas, já se passou um século.

Mas todo o esforço fica paralisado por falta de recursos! Como é doença de países pobres, ninguém se importa. A Doença diagnosticada e tratada no seu início pode ser curada ou controlada. Somos vítimas de Governos, Autoridades de Saúde, da ganância da Indústria Farmacêutica, já, por muito tempo e não, simplesmente, da Doença de Chagas.

 
Não, o Brasil está doente, mas, não desta doença!
 
Cruz. Velho, Brasília,  13/07/09