Não é o que você sente,mas o que faz por causa do que sente!

Poderia afirmar que todo mundo sente todos os sentimentos. Mas melhor dizer que todas as pessoas são capazes de sentir,ainda que nem todas se permitam entrar em contato consigo mesmas e,portanto,estas vivam dissociadas de seus sentimentos!

Daí,já dá prá perceber que sentir não é,definitivamente,uma vivência linear. Muda em intensidade,frequência,profundidade e consciência. Sobretudo,a atitude a partir de cada sentimento depende da maturidade e do equilibrio emocional de cada um. Porque no final das contas,não é o que você sente que determina quem você é,mas o que você faz por causa do que sente!

Tem gente que leva um fora e se mata,literalmente.Mas tem gente que cresce,aprende a se valorizar mais e se torna mais fortepara a próxima relação. A diferença não é que para a primeira foi muito difícil passar por isso e prá segunda foi mais fácil. Para as duas certamente foi difícil. Aliás prá todo mundo é doloroso se sentir rejeitado. A diferença é que a primeira conseguiu enxergar apenas uma saída: A fuga de sí mesma,e a segunda encontrou outras maneiras de lidar com sua dor.

Tem gente que sente ciúme e arma uma baita confusão,dá vexame,ofende,agride e perde a razão. Mas tem gente que,apesar de também se magoar por causa desse sentimento,consegue elaborar a situação e compreende que é possível resolve-la de maneira mais criativa,conversando,expondo seu ponto de vista,mostrando seus limites por exemplo.

Tem gente que é traído e entra em profunda depressão,tem até quem mate o traidor.

Tem gente que sente tristeza ou solidão e se lamenta tão escancaradamente que se torna uma pessoa pesada,cansativa,negativa,repelente.

Mas sabe...tem ainda um outro tipo de gente. É aquela que sente tudo isso,entre outros sentimentos,e simplesmente finge que não sente. Ou porque realmente tem um ego exacerbado e decide exibir a máscara de todo poderoso,negando suas emoções,ou porque nem se dá conta do que está sentindo. Simplesmente desconecta,não pensa no assunto. Está tão distante de sua essênciaque atropela a sí mesmo e aos demais e vive como se fosse iguana,cuja estrutura cerebral é tão primitiva que não tem condições de sentir qualquer tipo de afeto. Não são iguanas é verdade. E por isso mesmo,mais cedo ou mais tarde,uma avalanche de sentimntos ressequidos virá a tona de alguma forma: doenças,entre outros disturbios ilimitados.

Todo mundo que está vivo,inevitavelmente está exposto aos sentimentos difíceis: saudade,tristeza,desespero,sensação de abandono,ciúme,insegurança,ansiedade,solidão,etc...assim como também está sujeito as maravilhosas surpresas da vida,a possibilidade de superar os momentos mais dolorosos e a experimentar ocasiões imperdíveis. Por isso admitir que você pode estar enganado na forma com que vem agindo por causa do que sente ou do que não se tem permitido sentir,é uma ótima demonstração de inteligencia emocional,já que as relações que você vive devem servir justamente para isso:Para apontar uma chance de se tornar mais integrado,coerente e humano.

Dica!

Viva intensamente todos os seus sentimentos,porque o que seria o amor senão exercício de nossa mais imperfeitae, ao mesmo tempo,tão fantástica humanidade,do modo mais explícito e verdadeiro possível? PERMITA-SE!

Texto retirado do livro- Histórias para ser feliz

Autora Rosana Braga

Texto não copiado na íntegra,gostei muito e quis compartilhar com vocês,bjos

Constelação Unica
Enviado por Constelação Unica em 13/07/2009
Reeditado em 13/07/2009
Código do texto: T1697795