Incompetência

Incompetência vira laço... Temos de ter cuidado.

Ao passar pelas ruas, ouvi alguém dizer frases minhas... Pensei bem. Ouvi de novo... O discurso sempre se repete?

Lembrei-me de uma lenda, que contei a um amigo. Trata-se de algo semelhante em sentido com alguns textos conhecidos.

Dizia a tal lenda que cada um carrega um ovo... Desse ovo devemos cuidar, porque em seu centro há uma vela em chamas...

Um dia, um homem resolveu tirar a casca, para ver o que lá dentro havia...

O erro semelhante a quem diz aquilo que não convém...

Ele olhou de mansinho... Retirou cada pedacinho... Olhou a chama latente... Ficou encantado com o dançar do fogo... Suspirou e... O ar dos seus pulmões apagou a vela.

Nessa história tão minha e tua... Encontro as palavras certas para o meu caminhar...

A moral que todas as narrativas carregam... Aquilo que fingimos não notar.

Todo discurso tem seu peso... Aquele que dizemos... Aquele que desejamos dizer... E... Aquele que é entendido...

Há aquele mastigado... Quando estamos com preguiça... Ou o interlocutor é falho.

Pois bem... Nessa volta que eu dei... Encontrei o apagar de várias chamas... Pessoas que carregam seu "ovo" com incompetência...

Pensam estar em toda presença... Pensam que criam, por intermédio das palavras alheias... São quase tudo...

Menos verdadeiras...

Se fosse possível mudar a lenda, eu retiraria a vela para fora da casca... Apenas para que ela aprendesse a ficar acessa sem tanta proteção...

O olhar a alma assim de frente... Não recorrer a subterfúgios para existir de fato... Ser o que a cara mostra... Para alguns é muito complicado... Entendo esse fato.

Para recolher o que se cria... Dizer apenas o que a alma dita... Precisa ser forte... Precisa ter competência... Inata ou adquirida... Já não importa.

11:16