Sim, nós podemos

O título poderia ser homenagem ao lema da campanha de Obama, que foi uma tirada sensacional e empolgante, e o resultado todos vimos. Porém, acreditar em si, acreditar nos outros e na capacidade de superação de todos juntos não é apenas uma tirada de marketing, mas uma necessidade de sobrevivência da raça humana.

A comodidade e o comodismo estão entre as principais causas da falta de fé na capacidade de alcançar resultados acima do que poderíamos classificar de medíocres. Ficar numa zona de conforto (não daquelas de beira de estrada, meus amigos!) é a tendência da maioria, ou seja, acomodar-se na situação, dizer que assim está bom, não chegar sequer perto dos obstáculos e viver, se possível, até os 100 anos. E ainda vangloriar-se disso. Carregar o tempo em que passou incólume pela vida como se fora um troféu!

Medo do erro, casado com o medo do ridículo são outros fatores que funcionam como uma fortaleza contra a superação. Quem faz algo, aparece, é julgado, faz besteira, muitas vezes faz papel de palhaço. Mas faz, traz resultados. E os outros, que preferem pagar para ver os palhaços e ficar à margem dos problemas e das soluções? O que é mais divertido, desafiador, encantador e produtivo: ser espectador ou ator da história?

Usar obstáculos como desculpas. Ah! Não deu por causa disso, não foi possível por causa daquilo, se não fosse a chuva talvez desse. Quantas desculpas mais são precisas apenas para dizer: “Ainda bem que havia essa dificuldade, pois me incomodo menos”? Obstáculos são desafios, são a graça do espetáculo, a beleza do caminho, o sabor da vitória. Sem eles, a vida se desenrolaria plana e, desculpem a repetição, sem vida. Sem vento, os veleiros ficam parados e os instantes da beleza se escondem.

Nesta semana tive o privilégio de ministrar um curso de criatividade e espírito de equipe, no qual os participantes são confrontados com missões que desafiam sua capacidade de criação e de realização. O que mais se ouviu nas avaliações foi: “Achei que não íamos conseguir”. Mas conseguiram, com uma eficácia estupenda. Descobriram que podiam.

Você pode! Sim, nós podemos.