"MAKOTO", a palavra mágica.

Acredito que todos irão questionar o título que escolhi, porque ele está representando algo desconhecido, estranho mesmo, o que tudo indica tendo origem japonesa, não é verdade? Pois é isso aí, a palavra makoto é tão abrangente, possuidora de uma significância tão representativa, que posso afirmar, sem medo de errar, que é desgraçadamente devido à ausência dela na vivência dos povos deste Planeta, a razão de tamanha desordem social, política, profissional, financeira e religiosa, dentro da contemporaneidade – isto é fácil de ser comprovado.

Vou usar como pano de fundo um acontecimento muito recente, desestabilizando o mercado mundial com a força de um “tsunami”, que mostrou a fragilidade dos modelos econômicos e financeiros das grandes potências do mundo, deixando em polvorosa todas as bolsas de ações, os estabelecimentos bancários, as seguradoras, a indústria, o comércio internacional, os investimentos monetários, os mutuários da casa própria e por aí vai. É interessante constatar o quanto da ganância desenfreada faz o homem sair dos trilhos, mesmo tendo a consciência dos riscos que esteja correndo e da grande possibilidade, para não dizer certeza, de que suas atitudes podem ter repercussão negativa para muita gente, tudo porque ele acha que está “blindado” contra quaisquer reveses possíveis, daí a sair tropeçando nos próprios pés, alucinada e cegamente, acabando por dar “com os burros n’água”, com toda certeza! É evidente que não tenho espaço para explicar cientificamente o que provocou a grande crise bancária norteamericana, mas uma coisa é certa, tudo isso me fez lembrar do golpe do bilhete premiado, onde o maior prejudicado é aquele que pensa ser “esperto” bastante pra levar vantagem em cima do “inocente” golpista.

Voltemos então ao makoto, palavra da língua japonesa, que não tem uma tradução direta para o português, porque nem toda a riqueza da nossa língua-mãe possui uma expressão tão abrangente. Para traduzirmos essa palavra faz-se necessário buscarmos um termo que mais se aproxime do seu significado - seria então “sinceridade”, porque ela representa altas qualidades morais como: franqueza, lisura, lealdade, singeleza, candura, simplicidade, afabilidade, amabilidade, delicadeza, boa fé, autenticidade, pureza, cordialidade e mais a qualidade de quem é verdadeiro, afetuoso, sem afetação ou disfarce, sem impostura e malícia. Para continuarmos na sua definição, teríamos que agregar também a palavra “altruísmo”, que quer dizer: amor ao próximo, filantropia, desprendimento e abnegação; mais ainda a palavra “fé” (vide nossa crônica - O grande valor de uma pequena palavra), acrescida das expressões: “espírito de busca”, “força de vontade” e “sentimento de gratidão”.

Vejam como as sábias palavras do Grande Mestre Mokiti Okada (1882/1955) encontram respaldo dentro da expressão “makoto”, quando ele diz: “Sempre afirmei e continuarei afirmando que quem deseja ser feliz deve primeiramente tornar feliz seu semelhante, pois a divina recompensa que disto provém, lhe dará a verdadeira felicidade”. _Simples, não?

A prática do makoto pode salvar o Mundo, assim como dois mais dois são quatro, então sejamos homens do presente e entremos nesse engajamento de depuração universal, portanto tornemo-nos operários da construção do Mundo Ideal, repleto de verdade, virtude e beleza, sem problemas de doenças, miséria e conflitos. É lógico, positivo e operante, que essa condição terá que ser desfrutada por quem adquirir méritos suficientes, através de um nível de individualidade semelhante ao de qualquer ser divino, ou seja, ele terá que se tornar um verdadeiro “iluminado”, e isso não se conquista com poder político ou eclesiástico, muita riqueza, posição social destacada, títulos nobres e demais baboseiras, mas pode ser alcançado como o resultado da prática constante do makoto, em quaisquer circunstâncias da vida. Sabemos que muitos acharão utopia a possibilidade da formação de tal paraíso; ora, será que o Supremo Criador colocou por aqui o ser humano somente para concretizar a grande obra de destruição do Planeta, e nada mais? _Santa Bárbara, isso é pequeno demais!!!

Moacyr de Lima e Silva
Enviado por Moacyr de Lima e Silva em 17/07/2009
Reeditado em 27/09/2011
Código do texto: T1705461