PAU PRÁ TODA OBRA

O Senado anda em evidência, nada que se possa elogiar. Mas como não comentar tantas evidências.

Não creio que o problema sejam os Senadores. Estes, pudessem, ficariam abonados sem precisar dos assessores. E são “apenas” 81.

No estágio atual da política brasileira, não faria diferença se fossem 27 ou 270. O que mais qualifica a “Casa” é a assessoria. E bota assessoria nisso.

- Vamos demitir dois mil e oitocentos, diz o Presidente.

A “Casa” não sabia quantos diretores tinha, imaginem se os Nobres sabiam da quantidade de “laranjas”. Na CPI do mensalão, dizia o Deputado: - Este não é meu assessor. Logo alguém corrigia: - É sim, Deputado. – Oh, como pude esquecer... de vez em quando nem lembro daqueles que cuidam das bases...

Tem assessor, contudo, que é providencial. Aquele que está sempre presente. Tem assessor que é motorista, confidente, companheiro de noitada, e até assessor que é companheiro no fim da noitada. Mas isso é outra conversa. Hoje vou falar do Astrogildo.

Este é tão diferenciado que o Senador chama o assessor de “Astro”. Para o gajo não tem ruim, sim Senador, pois não Senador, certamente Senador, a qualquer momento Senador, deixa comigo Senador, estará tudo pronto, como o senhor pediu, no momento certo, Senador. E vamos combinar, o cara cumpria a risca o prometido. - Meus braços, esquerdo e direito, sempre comentava o Senador.

Um chato de galocha, dizem alguns por aqui. Estava sempre tão grudado no patrão que certa vez, emocionado, num raro momento em que lhe deram a palavra em público dizia:

- Estou sempre tão junto a cumprir as promessas do Senador que se fizerem um raio-X do senhor, Senador, podem ter certeza, eu saio junto na foto.

Dia desses o Senador, além de suas costumeiras “cagadas”, no Senado, estava com uma problemática produção de gases. Ao entrar, com o assessor, num elevador lotado, tentou largar um “surdinho” e produziu um sonoro “pum”.

O assessor, apertado em meio a multidão que invadira o elevador, junto do Senador, imediatamente resolveu a questão, dizendo:

- Desculpe Senador, escapou ...