Desce mais uma rodada!

O título do clássico filme com a deslumbrante Marilyn Monroe já previa: “os homens preferem as loiras!”.Pois é. Hoje em dia até as mulheres andam preferindo.A cerveja -popularmente chamada de “loira” - é a bebida mais consumida pelos brasileiros.Paixão nacional entre os homens, assim como carros e futebol. É a mais pedida em todos os bares, rodas de samba, churrasco, reunião de amigos, festas...
 
Dizem que um apaixonado é capaz de fazer loucuras em nome dessa paixão.Será que isso explica as gafes que podemos cometer quando ingerimos uma dosezinha a mais de álcool?

Certa vez, fui a uma festa de casamento num sítio, à tarde, e vi um homem tomando uma cerveja no bar, num balcão próximo ao funcionário que fazia o churrasquinho.Perto dele, um copo de óleo de cozinha para untar a chapa. De quando em quando, aparecia um bebum e, de surpresa, roubava o copo de cerveja do homem. O bêbado fez isso umas quatro vezes e sempre debochava do “assaltado”. Na última tentativa, ele se deu mal: o homem trocou os copos e o chato tomou uma golada generosa de óleo.

Em outra festa, o sujeito responsável pelas imagens do evento, enquanto batia uma foto e outra com sua câmera fotográfica digital, bebericava nos copos dos amigos. No outro dia, ao passar as fotos para o PC eis a tragédia anunciada: havia muitas fotos dos olhos dele, nariz, boca...O cara passou a noite batendo foto ao contrário e ninguém avisou.
 
As mulheres estão bebendo mais.Há alguns anos, para cada dez pessoas que bebiam, nove eram homens e apenas uma era mulher. Hoje, a proporção já é  praticamente a mesma.Um reflexo disso é que, aqui em São Paulo, por exemplo, há curso de degustação de cervejas voltada às mulheres.Só não vale dar uma de Heleninha Hoitmann*, viu?

Namorava ainda meu marido e um dia fui com ele a um restaurante de um shopping aqui em Sampa, cujas mesas ficavam ao ar livre.Pedi, nem sei por que, uma sangria* achando que em sua composição havia apenas vinho e suco de frutas.Ledo engano.Rapidamente, o efeito do álcool se apoderou de mim... Resultado: fiquei jogando uma porção de balinhas de goma no garçom, toda vez que ele se aproximava para servir outros clientes.Fiasco!Quem mandou não ler o cardápio para saber que a versão deles incluía cointreau e vodca?

Outra pérola aconteceu com a Merô, nossa querida amiga recantista: “Passei uma semana em Recife e saí com uma amiga de tempos de escola, o marido e um cientista francês. Assim andamos os quatro por todos os lados. Os dois só falando inglês e eu calada ou conversando com minha amiga. Na última noite em que saímos juntos fomos tomar caipiríssimas.De repente,eu desandei a falar inglês e não parava mais.Por mais que eu tentasse, não conseguia falar em português. No dia seguinte, totalmente derrubada, acordei ainda pensando em em outro idioma."

Se é lenda urbana eu não sei, mas quem me contou foi outro amigo estimado de Recanto, Paulo Kostella. Disse-me que uma mulher depois de ter enchido a lata numa festa de despedida de solteiro, foi parada por uma blitz.O policial pediu que ela descesse do veículo e fizesse o teste do bafômetro.Na hora em que ela ia assoprar no bendito aparelho, um caminhão bateu no outro lado da pista, espalhando a carga para todo o lado.O guarda a dispensou por conta do acidente terrível e mais que depressa, ela entrou no carro e foi embora.No outro dia, a mãe da moça, espantada, acordou-a com a seguinte pergunta:

-Filha, de quem é aquela viatura de polícia estacionada dentro da nossa garagem?

Quantas pessoas não bebem para comemorar? Muitos! Mas o executivo chinês Wuhan exagerou, literalmente, na dose.Morreu por ter ingerido muito álcool durante a comemoração do fechamento de um contrato.Bem que dizem que a paixão mata!

Ainda nas ondas policiais, na cidade de Bochum, no oeste da Alemanha, os bombeiros foram chamados para socorrer um homem bêbado de 46 anos que ficou entalado até a cintura em um bueiro e não conseguia sair.Quando o socorro chegou, o homem ainda alcoolizado, garantiu, com medo de represálias: "Não foi eu quem tirou a tampa do bueiro, hein?".Bêbado e louco, em todo canto tem um pouco!

A lei seca apertou o cinto de quem dirige com álcool no sangue.A combinação álcool + direção sempre foi uma “gelada”, porém agora, o condutor transgressor é sujeito a multa, a suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até a pena de detenção, dependendo da concentração de álcool por litro de sangue.É velha, mas vale repetir: “se beber, não dirija”.Só não avisaram para um certo camarada que, embora o bafomêtro tivesse o formato de uma garrafa, não era para beber nele, mas para assoprá-lo.Alguém duvida que ele estava alcoolizado?

E atenção: se você ou aquele seu amigo anda inventando motivo para tomar uns “goró” a mais - ora porque está feliz demais,ora triste pacas, porque levou um pé na bunda, para celebrar – veja lá se não é hora de buscar ajuda no A.A* mais próximo de sua cidade. Não é vergonha nenhuma.Vergonha é pagar "mico" toda hora por conta da “marvada”.“Primeiro você pega uma bebida, depois a bebida pega uma bebida, então a bebida pega você.” F. Scott Fitzgerald .

No mais, relaxe! Como dizem os "Mosqueteleiros", "Um por todos e doidos por rum".Ah, hoje é sexta-feira! Garçom, desce mais uma rodada!


(Maria Fernandes Shu – 24 de julho de 2009)


Sangria - bebida feita com base numa mistura de vinho tinto, pedaços de frutas e açúcar, mas que pode levar outros ingredientes.

Heleninha Hoitmann- personagem da novela “Vale Tudo”( 1989), interpretada por Renata Sorrah que lutava contra o alcoolismo.

AA –(Alcoólicos Anônimos)-É uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.


*****
Este texto faz parte do Exercício Criativo - "A Saideira"
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/saideira.htm

Maria SHU
Enviado por Maria SHU em 24/07/2009
Reeditado em 25/07/2009
Código do texto: T1716732
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.