Contrastes

Pois eis que me sento no banco da praça, no Centro de Novo Hamburgo, para esperar do meio dia até à uma e meia, mais para descansar do que para passar o tempo, quando um senhor de uns setenta anos vem e senta no outro banco, de frente para mim. Até aí tudo bem, e tudo bem no resto também, que isso de certo e errado não me agrada mesmo.

Eu, àquela hora, quase chorando em plena praça por pensar demais.

Ele vem, senta, abre a caixa de sapato que tirou de dentro de uma sacola, tira de dentro um par de tênis novos, descalça os que estava usando, calça os novos, e ali fica, num ritual de uns quinze minutos, a testar os novos tênis, dando voltas de um lado para o outro, pisando firme, decerto para ver se o amortecimento funciona como o do tênis velho (tinha que funcionar, eram idênticos, até a cor).

Eu, pensando o quanto bom deveria ser ter uma preocupação daquelas. Tanto tempo pra provar um calçado que já deveria ter sido provado na loja onde foi comprado.

Os cadarços não estavam bons. Ele senta, desamarra os laços (que eu diria topes!), mede, solta, arruma, mede de novo... agora sim. Os lados do cadarço do mesmo tamanho, ele refaz os topes e vai de novo testar o caminhar.

Tá certo, meu avô faria a mesma coisa, talvez. Manias...

Teste feito. Deve ter aprovado, não vi nenhuma cara de desgosto nele! pegou de cima do banco o par velho, limpou-os como podia, colocou dentro da caixa, no lugar dos novos, e ficou mais um minuto a ajeitar a embalagem nova com o sapato velho dentro.

Eu pensando em tudo que eu tinha pra pensar e vendo aquela cena, no mínimo maravilhosa, bem na minha frente.

Saiu, olhando para os próprios pés.

Fiquei, olhando pra dentro de mim...

Natália Cristina de Almeida Souza
Enviado por Natália Cristina de Almeida Souza em 27/07/2009
Reeditado em 27/09/2009
Código do texto: T1721043
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.