Alívio

Andar pelos corredores da UNISINOS me dá asco, às vezes. Todos os assuntos giram em torno de TCC, pesquisa, relatório, trabalho etc etc etc. E as pessoas falam em voz alta, que é pra situar bem esta que escreve: "você está na academia, lugar de mentes pensantes que nunca param de pensar e falar sobre assuntos ligados à produção de conhecimento". Minha mente, também pensante, porém dirigida a assuntos mais interessantes, responde "blá blá blá cala essa boca". Ainda outro dia ouvi uma dessas bobagens e externei a uma colega "essa gente fala sempre sobre as mesmas coisas".

Não é que eu não pense e fale também sobre essas mesmas coisas, mas pelo menos eu tenho a consciência de que é chato. Algumas coisas são legais e eu sou até capaz de me divertir. Fazer terrorismo com colegas foi uma das coisas legais desse semestre! Mas fazer projeto não é legal, fazer diagnóstico não é legal, fazer entrevistas sobre coisas inúteis não é legal, se ver estreita nas aulas de inglês não é legal. E tem mais coisas que não são legais.

Eu só não consigo entender como é que existe gente que vive pra isso. A pessoa faz a graduação. Não contente faz o mestrado. E mais infeliz ainda faz o doutorado. E aí a pessoa não para nunca mais porque tem que dar conta de publicar artigo em cima de artigo pra engrossar o Lattes. E ainda falam que isso não é vida. É claro que não é! Eu, como sei que isso não é vida e não sou boba nem nada, depois da graduação quero por meus pés pra cima e ler só o que eu gostar. Ler os livros de literatura que, enquanto aluna de Letras, não pude por as mãos por falta de tempo (sim, sou uma aluna de Letras que não lê livros).

Foi diante desse quadro de horror e lamentações que rejubilei quando ouvi, nos corredores do templo do conhecimento, a máxima, a clássica, a célebre citação:

"Que tempo doido, né?".

E fui, contente em saber que há vida como eu na babilônia...

Natália Cristina de Almeida Souza
Enviado por Natália Cristina de Almeida Souza em 27/07/2009
Reeditado em 27/09/2009
Código do texto: T1721072
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.