O outro lado

Outro lado. Qual deles, existem muitos. Dá-nos a impressão que só existem.

O outro lado da Vida, esta mistura de sonho com realidade que todos nós passamos. Acaso viver é acordar, limpar-se, comer algo, ir trabalhar, aturar um chefe chato, ou decidir sobre qual melhor rumo deve tomar a empresa, almoçar, continuar trabalhando, jantar e dormir, para fazer isto tudo novamente no dia seguinte?

Mesmo a conversa e quem sabe, a relação com a mulher justificam este procedimento? São indagações sucessivas. Naturalmente que o homem deve passar por este cotidiano. Assim não fosse, ainda não teríamos a penicilina de Fleming ou a Lua da NASA. As células-tronco, que espantam até mesmo com os que com elas trabalham.

O outro lado, o desconhecido, nem mesmo a psicologia ajuda. É o lado da incrível usina de força que é nosso espírito e alma. Lavoisier deu início, quando afirmou que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo de transforma. No início do século passado, Einstein comprovou a afirmação. A matéria é energia, e vice-versa. A energia não se perde.

É um fato que faz pensar! Bastante semelhante com o que de onde viemos, onde estamos e para onde vamos.

A vida, de modo algum, restringe-se aos prazeres materiais. O grande desconhecido existe, pode aborrecer fundo a qualquer instante. Do mesmo modo, pode causar imensa satisfação.

Este é o grande mistério. Existe a transmigração da alma, ou a vida contínua encarndo-se, ou o quê?

Não nos lembramos de vidas passada. Mais um mistério. Mas como o a física existe, e prova que a energia não se perde, fico a pensar.

Afinal quem sou eu? Quem somos nós? Vida, ninguém pode negar. Energia, é óbvio. Fontes de amor e de ódios, os eternos opostos.

É um longo caminho. Insondável, convém dizer.

Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 27/07/2009
Código do texto: T1721513
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.