Incentivo ao ROUBO

Ouço por todo o lado as pessoas reclamarem de insegurança pela instabilidade em seus empregos. Ninguém tem garantia alguma de que amanhã ainda continuará empregado. Por isso, muita gente faz concurso e mais concurso para tentar uma carreira mais estável e com a possibilidade, em alguns casos, de um salário mais digno. Pessoas desempregadas ou que estão insatisfeitas com seus atuais empregos tentam a sorte, na expectativa de ter uma vida mais tranquila, sabendo que terá o seu salário garantido no final do mês.

Pois é, o sonho de muitos é jogado pela janela por alguns tantos corruptos. Segundo uma notícia que li no jornal, mais de 2.000 servidores públicos foram demitidos por atos corruptos desde 2003. Funcionários pegos na malha fina, julgados e condenados. Engraçado nessa história de corrupção, de roubos, de atos ilícitos, é que no máximo o servidor perde o emprego, à justiça, não deve nada. Se um pai de família, desesperado, roubar uma galinha para dar aos filhos de comer, vai em cana. Já o funcionário público, pode, por exemplo, ter desviado uma grana que deveria ter ido para um hospital, e apenas se torna um desempregado. Portanto, fica fácil querer ser corrupto no Brasil, falta de punição dá nisso. O indivíduo rouba e no máximo perde seu emprego. Acaba valendo a pena tentar. Isso é um absurdo.

E não é o pior, esses são cafés pequenos. Os que “roubam” mesmo, os grandes desviadores de verbas, ou os grandes atos ilícitos que podem ser: beneficiar as próprias empresas, aceitar grandes subornos etc., são cometidos pelos grandões, pela diretoria de várias empresas públicas e por políticos. De maneira alguma estou dizendo que todo diretor de empresa pública ou que todo político seja corrupto. Mas infelizmente, recebemos notícias constantes de que isso ocorre seguidamente com esses cidadãos do nosso país. E mais uma vez digo, isso ocorre porque não existe punição para tais atos. Só perder o emprego é muito pouco. E injusto, com uma população que paga tanto imposto, que sofre com tanta falta de infraestrutura em tantas áreas sociais.

No país dos que sonham com empregos estáveis, temos os que conseguiram e, destes, alguns gananciosos e inescrupulosos que,valendo-se da tranquilidade de que não iriam parar atrás das grades, que não seriam justamente punidos, são INCENTIVADOS a corromperem-se sob a bênção da lei.

Meu blog:www.literaturaedialogos.blogspot.com