Limite, o regulador da diretriz

Quando saímos de casa, normalmente já traçamos, de antemão, os caminhos que iremos seguir para alcançarmos os objetivos perseguidos, ou seja, dá-se andamento a uma diretriz a ser acompanhada. Às vezes decidimos sair a passeio, sem rumo determinado, mas mesmo assim chegamos a criar algumas condicionantes como: não passar em estrada de terra, não ir além da distância de 100 km de casa e fazer o possível por trafegar em locais não pedagiados. O que estamos fazendo por aqui? Simplesmente criando limites no nosso direcionamento, mesmo que aleatório.

Existem casos onde nos propomos a fazer tudo, sem qualquer limite, “deixando o barco correr”; pois é aí que nos deparamos com os limites já existentes que, se forem ultrapassados, nos trarão transtornos e prejuízos – vamos exemplificar: o caso de patrocinarmos uma festa “metaleira”, com muitos jovens e bebidas, que deva virar a madrugada, em um perímetro urbano residencial. O mesmo acontece com aquele que queira concorrer ao vestibular de uma universidade, mas que não tenha o curso médio completo; ele simplesmente está sendo impedido de conseguir seu objetivo porque ficou limitado pela própria falta de formação escolar. Enfim, o limite é e sempre será o regulador das diretrizes, criadas em todas as atividades humanas, pois nada pode correr “livre e solto” indefinidamente, porque sempre irá esbarrar em condicionantes que podem ser de origem natural (precipícios, furacões, animais peçonhentos etc.); como podem ser por força de lei (excesso de velocidade, perturbação da ordem, prejuízo a terceiros etc.); como ainda por limitações pessoais (idade avançada, doença virulenta, analfabetismo etc.).

Todas as vezes que nos deparamos com impedimentos que nos cerceiam o livre andar de uma diretriz muito importante, temos que partir para uma análise da situação, procurando nos inteirarmos dos tipos de limites que estão sendo impostos e se teremos capacidade de ultrapassá-los ou não, dentro da legalidade e da naturalidade. Em caso negativo, somos obrigados a alterar nossos objetivos ou então a desistir da empreitada, talvez aguardando uma oportunidade favorável em outra ocasião, quando poderemos estar mais preparados. Um dos grandes males da humanidade é o desconhecimento desse fato, daí os homens partirem para o tudo ou nada, através da corrupção, do crime, da violência e que tais, forçando assim situações para condições artificiais, de grande negatividade, que, como uma bola-de-neve, trarão repercussões cada vez mais desastrosas, tanto em volume como em intensidade. O desrespeito aos limites é, sem dúvida, um caminho autodestrutivo, também grande responsável pela aceleração do Aquecimento Global.

Se alguém se colocar na extrema esquerda ou na direita, ou então se puser a lutar por causas fanáticas, partindo para a violência e a insensatez, passará a ser qualificado de alienado das leis naturais, pois a Natureza, por si só, está em constante busca do seu equilíbrio original, agindo muitas vezes de maneira perigosamente catastrófica, como resposta às ações altamente desequilibradas e acumulativas, praticadas pelo homem. O que me deixa pasmo é que a avalanche de indivíduos desse quilate é uma realidade palpável, ou seja, estamos cercados de malucos, que estão cada vez mais contribuindo com a deterioração do Planeta, sendo que, nesse meio de deficientes mentais, podemos encontrar vários dirigentes de estado, que usam do seu poder constituído para arrasarem de vez qualquer equilíbrio político, econômico, financeiro, alimentar, salutar e ecológico de um país inteiro, chegando ao ponto de destruir em definitivo o poder da credibilidade e a luz da espiritualidade humana!

_Não, não dá pra entender! Por que tudo está sendo extrapolado, além de quaisquer limites, pelos habitantes deste planeta, tropeçando nas próprias pernas, deixando-se levar de roldão pela incongruência mental da grande maioria, despendendo energia, tempo e bens materiais para alcançarem objetivos absolutamente inúteis e improdutivos, em detrimento de valores realmente relevantes e necessários para a reversão da imundície espiritual, espargida por todo o mundo? Será que alguém possui essa resposta?

Moacyr de Lima e Silva
Enviado por Moacyr de Lima e Silva em 27/07/2009
Código do texto: T1722738