Venha ver o pôr do sol

O dia estava maravilhoso. Eu não podia ficar em casa com a cara enfiada nos livros. Eu devia sair para me distrair um pouco, pensei. Mas onde vou passear? Acho que vou ao MASP, pois o tempo está frio, nada convidativo para um passeio ao ar livre, embora o dia esteja tão lindo.

E, além disso, sempre econtro com algum amigo por lá. Só que preciso voltar antes de escurecer porque não posso perder a felicidade de contemplar o lindo pôr - do- sol.

Meu Deus! O tempo passa muito rápido! Já são onze horas! Vou comer algo e sair. Eu tenho que tomar o metrô. Se eu não sair logo, eu não consigo chegar em casa no tempo previsto.

Que bom! Cheguei rápido. Vai dar tempo de ver muitas obras, pensei.

Estava andando pelo museu muito entusiasmado quando, encontrei, de repente, com uma amiga que não a via há muito tempo.

_Helena! Que bom encontrá–la! Tudo bem?

_Tudo bem, mas há quanto tempo não o vejo, Paulo. Você andou viajando?

_Não. É que estou muito ocupado com meus estudos que até deixei de sair para passear.

_ Helena, o dia está muito lindo hoje e, gostaria de levá-la para ver um lindo pôr -do -sol assim que sairmos daqui.

_Não posso ir.

_Por que você não pode ir?Você tem medo de mim? Não sou Ricardo.

_Quem é Ricardo?

_É um personagem da Lygia Fagundes Teles. Você já leu algum livro dela?

_Não, não li.

_Esse personagem aparece num livro de contos dela:" Antes do Baile verde". Agora, olhe nos meus olhos. Qual é a cor deles?

_Seus olhos são negros.

_Os olhos do Ricardo são verdes. Meus olhos são negros, porém não são oblíquos como os olhos da Capitu, do livro Dom Casmurro de Machado de Assis. Além do mais, você é uma amiga. Nunca me fez nenhum mal, para que eu queira vingar de você, como o personagem da Lygia.

_Bom, onde você quer me levar para ver o mais lindo pôr- do- sol?

_Você pode ficar tranqüila, pois não vou levá-la num cemitério para ver o pôr do sol, como o personagem Ricardo. Vou levá-la para ver o pôr- do- sol no bairro mais badalado de São Paulo.

_Então já sei o bairro! Só pode ser Vila Madalena. Mas em que Rua da Vila Madalena?

_Já que você acertou o bairro, você tem que acertar a rua. É uma rua que tem lojas de artesanatos.

_Mas há tantas ruas com lojas de artesanatos na Vila Madalena que fica impossível eu saber a rua. Quero outra dica.

_É uma rua que tem Bancos.

Também há mais de uma Rua com Bancos. Quero outra dica.

_Se você não acertar agora, você não conhece bem Vila Madalena. Nesta rua há um cinema, uma boa livraria, duas galerias de artes.

_Agora já sei: Rua Fradique Coutinho.

_Bom, agora vamos, pois se aproxima a hora em que você vai presenciar um dos mais belos espetáculos da natureza: o pôr- do-sol.

_Paulo, fale mais sobre o personagem Ricardo.

_Acho melhor você ler o conto que é muito bom. Se eu contar tudo você pode não querer ler o conto. Há muitas pessoas que deixam de assistir a um bom filme ou ler um livro quando ficam sabendo o fim da história. Isso não acontece comigo. Pois leio um livro pelo estilo e não pela história. Quando assisto a um filme eu gosto dele não só pela história, mas pela trilha sonora, pelo figurino, pelo local onde é filmado, a língua e outras coisas.

_O ônibus Vila Madalena já está vindo. Vamos tomá-lo.

_Quanto tempo leva para chegar na Fradique Coutinho?

_Daqui meia hora estaremos em casa, e você vai ver o mais lindo por-do-sol.