Dias de chuva

Dias de chuva

Um bom programa para dias de chuva é ter saudades. Ficar em casa ouvindo uma boa música, comendo alguma coisa rica em colesterol e gorduras saturadas, pois, como é sabido, as pessoas que têm saudade, não se podem ocupar de outras coisas de menor relevância, como as doenças causadas pelo excesso da boa comida... Bom é chover e estar frio, para que bem agasalhadas tenham saudades; ler um bom livro que fale, principalmente, de coisas melancólicas, mas, literatura de boa qualidade; por exemplo, reler o final do livro de Hardy sobre Judas, ou mesmo, algumas daquelas poesias desamparadas de Raul de Leoni; ou amargas, como as do angelical Augusto da Paraíba. Bom mesmo é ter saudades num belo dia de sol, em que se possa estar abrasando a pele nas areias quentes de uma praia pouco freqüentada, ou se for o caso, freqüentada por pessoas, que estejam apenas curtindo saudades ao sol. Quem tem saudades não pode ter luxos, como mergulhar nas águas frias do mar, ou mesmo mornas. É imprescindível, que esteja espojado como uma lesma nas areias, recebendo a energia, o calor e a agressividade dos minúsculos grãos, encerrando mistérios e mistérios. Bom é caminhar a passos lentos, com o cérebro lentamente pensando em todas as melancolias, que acompanham o ter saudades; o caminho é longo, muito longo, e o cansaço nunca vem, pois, quem tem saudades é incansável, reservando toda as energias para aproveitar todos os detalhes, todas as nuances da saudade. Mas, por favor, não confundam saudades com desespero como é comum na maioria das pessoas!