DIA DA AMIZADE

Comemorou-se a 20 de Julho, o Dia Internacional da Amizade. Esse sentimento tão nobre e tão bonito, que devia unir a humanidade fosse qual fosse o lugar que cada indivíduo ocupa no espaço e no tempo.

E digo devia, porque infelizmente os sentimentos predominantes são o egoísmo e a indiferença, cada qual pensando em si próprio e em retirar da vida o prazer que possa, sem pensar se isso prejudica ou não, os seus próximos.

Como definir amizade? Já ouvi e li muitas definições de amizade, acho que a melhor será a que diz que amizade é amor sem sexo. Assim como ser amante de outra pessoa, será amizade com sexo. Pois que amizade para mim, será querer o bem e a felicidade do amigo e tudo fazer para o ajudar a concretizar essa aspiração.

Gostar de uma pessoa, seja ela homem ou mulher, desejar o seu bem estar, estar a seu lado nas boas e más horas, seja para uma boa conversa, seja para dar um abraço de conforto nas ocasiões dificeis, seja para partilhar momentos de convívio e descontração, seja para acções mais concretas de ajuda quando necessária, isso cabe na amizade.

Amigo pode estar perto de nós, ou estar longe fisicamente, mas sempre presente nos nossos corações, assim como pode nem nunca se encontrar connosco fisícamente e mesmo assim estar unido por laços de amizade.

Aqui entra o conceito de amizade virtual, que se tem desenvolvido com a Internet, já que é um meio de comunicação que põe em contacto pessoas de todo o mundo, que mesmo não se encontrando fisicamente, descobrem entre si afinidades espirituais, que levam ao desenvolvimento de laços de afecto e ao estabelecimento de uma relação de amizade.

E digo que se tem desenvolvido com a Internet, porque amizade virtual já existia desde que as pessoas descobriram meios de comunicar á distância, como seja corresponderem-se por carta e por telefone a seguir.

Houve amizades que se construiram e mantiveram usando esses meios de comunicação, como hoje se usa a Internet, afinal as amizades existem entre as pessoas, assim como outros sentimentos, desde que haja meios de comunicação que as mantenham em contacto. Pois para haver uma amizade será necessário um conhecimento, ainda que apenas espiritual.

Então voltando ao início desta crónica para as pessoas sentirem esse nobre sentimento, será necessário haver um conhecimento, um meio de comunicar, e descobrir uma afinidade na maneira de sentir e pensar. Sim, será a resposta da maioria.

Na verdade acho que entre cada pessoa fosse qual fosse a sua maneira de pensar e viver, devia estar implícita essa ligação de amizade, pois entre nós dividimos esta bola que segue no espaço, todos somos feitos da mesma matéria, todos temos um nariz, olhos, braços, pernas, cabeça, todos temos básicamente as mesmas necessidades, desejos e ambições, seja qual for a cor da pele, o deus em que acreditamos, o local onde nascemos, e onde escolhemos para viver. Se o egoísmo nos deixasse raciocinar, veríamos que os outros seres humanos são iguais a nós, apesar dessas diferenças que apenas acentuam a beleza da diversidade que nos mantém interessados em descobrir a cada dia, novas pessoas, culturas e lugares distantes de nós.

E sendo iguais a nós e dividindo o mesmo espaço, porque não cedermos um pouco do que nos sobra, seja no ar que respiramos, seja na água que consumimos, seja na casa que habitamos, seja nos alimentos que nos asseguram a vida, a quem não tem o básico para sobreviver?

Quando falo em egoísmo, refiro-me aquelas pessoas que desperdiçam e gastam recursos em actividades que não sendo básicas nem necessárias á vida diária, estão a faltar noutro local, para assegurarem a sobrevivência de quem nem sequer tem o básico para viver com a sua família. Se esses recursos fossem bem utiizados e divididos, entre todos os habitantes da terra, não haveria tanta fome e miséria, crianças a morrer, pessoas sem abrigo e sem as mínimas condições para viverem decentemente.

A isso acho que que se poderia chamar a suprema forma de amizade, reconhecer que somos todos filhos da terra, da nossa mãe comum, e que temos a obrigação de querer o bem estar das outras pessoas que connosco vivem neste espaço comum, neste tempo e no tempo futuro também.

Se pensarmos assim, e agirmos dessa maneira, estaremos realmente a promover e alimentar a ideia da verdadeira amizade, da fraternidade universal que esta era cheia de desafios em que vivemos, fomenta cada vez mais.

São já muitas as iniciativas a favor da paz, da fraternidade e colaboração entre as nações e povos, sejam elas promovidas pelos governos, ou essencialmente pr organizaçõis civis que se formam por iniciativas de grupos de pessoas unidas pela vontade em ajudar os outros.

Mas o que custa mais mudar, são as mentalidades das pessoas, as maneiras de pensar e essencialmente de viver, mudar de hábitos é o verdadeiro problema.

Então faço um apelo para que todos juntos façamos um esforço e a cada dia mudemos um pouquinho de nós mesmos, nem que seja um pequeno hábito. Não interessa a quem essa mudança vá beneficiar, mas façamos porque sabemos que estamos, por amizade, a promover a mudança em favor do bem estar de alguém.

Será esta a amizade do futuro, a amizade sem rosto, a amizade entre todos os seres, reconhecidos como irmãos e tratados como amigos.

Porque a família nós não podemos escolher, mas os amigos são verdadeiras escolhas do coração, e a amizade deve ser a ponte de união entre todos os seres habitantes deste nosso planeta suspenso no espaço.

Arlete Piedade