IMPRESSÕES SOBRE ADRIANA CALCANHOTO

Acho que a música é uma das maiores invenções (humanas?) a serviço do homem. Acredito que a existência sem a música seria chata, inaceitavelmente tediosa. Acho até que todos mereceríamos trilha sonora para os nossos momentos de paixão, de medo, de dor, de encantamento, de vazio até.

O que para mim funciona diferente da maioria das pessoas no tocante à música é o efeito. Talvez a imensa massa curte música alegre, agitada. Para mim, a canção é necessariamente emoção, sensibilidade, tremor. Sou viciado em música triste, melancólica, depressiva. Talvez reside aí a minha paixão pela musicalidade de Adriana Calcanhoto. Para mim, essa gaúcha miudinha consegue impor em suas letras submissas, melodias tristes e voz melancólica, a verdadeira função da música em minha alma. Ela tem a senha para o meu encantamento.

Quando estou triste poucas coisas conseguem me consolar mais do que suas canções sofredoras. Acho a tristeza uma coisa muito séria, para ser respeitada assim como a alegria. Cada qual tem os seus momentos de verdade. Não merecem ser interrompidas abruptamente. Gosto da sensação de prolongamento da minha necessária melancolia. E nisso Adriana Calcanhoto é uma droga eficaz. Ser feliz é ouvir a música de Adriana Calcanhoto taradamente nos momentos de tristeza, de recolhimento, de ser em intervalo.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 29/07/2009
Código do texto: T1725352