DIA DO SELO

Prof. Antônio de Oliveira*

Dia 1.º de agosto: Dia do Selo. Ou melhor: todo dia é dia de selo.

Garantia de porte pago, certificado de postagem, relíquia de colecionador, legitimação de um encontro, certificação de um documento; símbolo de autenticidade, registro de épocas, momentos, recordações, adorno de cartão postal, estampa de povos diversos e de culturas diferenciadas, símbolo de interação e de intercâmbio. Selar um acordo, selar um compromisso, selar um pacto estratégico. Selar a paz. Selar uma operação. Selar a porta. Selar uma pedra fundamental. A premiação sela o sucesso em uma competição.

A estampilha estampa orgulhosa, cobrado e selado, o emblema do suserano senhorio do Estado. Selinho de batom de lábios rubros. “Cantor muda de selo.”

Filatelia é o estudo dos selos do correio, metodicamente colecionados,

que se usam nas diferentes nações. Há quem tenha o gosto e o hábito de colecionar selos e que se chama filatelista. Quem nunca colecionou selos?

Todos nós ostentamos, no meio de nosso corpo, uma cicatriz natural,

da cor da pele, selo materno indelével. O corte do cordão umbilical,

que assegurou, durante nove meses, a nutrição gestante, sela o ninho materno com o semblante de mãe umedecido pelo primeiro choro do bebê.

Com o consentimento de Pilatos, sacerdotes e fariseus trabalharam por ficar seguro o sepulcro de Jesus, selando a campa e pondo-lhe guardas (Mateus, 27). Foi um “selar com sua morte a grande obra de salvação geral” (M. Alverne).

O Apocalipse (6:1-17; 8:1-5) fala em sete selos, dos quais os quatro primeiros

são conhecidos como os quatro cavaleiros do Apocalipse.

Se alguém levanta uma casa e não calcula o peso da cumeeira, os caibros podem selar. O governo só acredita nas palavras de seus aliados quando seladas com o voto efetivo de seu apoio. O silêncio pode selar o rompimento das relações.

Selar cartas ficou moderno. Hoje a máquina sela eletronicamente

sem precisar azeitar o selo com cuspe ou com goma arábica grudenta.

Selar uma carta perdeu a graça: ficou moderno chato. E.mail nem leva selo!...

Pois é. “E como ficou chato ser moderno. Agora serei eterno.” (Drummond)

Isto é, doravante serei marcado apocalipticamente com o selo da eternidade.

A palavra selo, em latim, tem a mesma forma de sigilo, em português.

Selar também pode significar manchar-se, selando-se com o sangue da vítima.

Tantos significados... É que o verbo selar, apesar de poder significar também fechar hermeticamente, tem selo próprio e especial para diversas significações: selo de ternura, selo de união, selo comemorativo, selo de genialidade.

Minha amiga, meu amigo: fechemos esta página com o selo de garantia,

no Dia do Selo, lacrando as dobras do papel com o selo da amizade.

*Coordenador e Supervisor da Consultoria Acadêmico-Educacional (CAED). Técnico em assuntos educacionais há 30 anos, com experiências no serviço público e na atividade privada. Mestre pela Universidade Gregoriana de Roma. Realizou estágio pedagógico em Sèvres, França. É graduado em Estudos Sociais, Filosofia, Letras, Pedagogia e Teologia. Pesquisador e consultor, presta assessoria, dentre outras instituições, à ABMES, Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, sendo responsável pela montagem do Anuário de Legislação Atualizada do Ensino Superior. Ministra também cursos de legislação do ensino superior.

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 01/08/2009
Reeditado em 01/08/2009
Código do texto: T1731905
Classificação de conteúdo: seguro