TRAUMAS

Sem perceber a vida vai nos colocando em situações complicadas que mais na frente percebemos que estas deixaram marcas para sempre. São os tão falados traumas que a Psicologia explica muito bem. Trauma: Desagradável experiência emocional de tal intensidade, que deixa uma marca duradoura na mente do indivíduo. Os psiquiatras acreditam que as experiências traumáticas ocorridas na infância levam, às vezes, à manifestação de sintomas neuróticos posteriores. Experiências emocionais ocorrem na infância de qualquer pessoa e, certamente, produzem efeitos na personalidade adulta. O estudo desses traumas ocorridos na infância desempenha importante papel no tratamento psiquiátrico que se dispensa às pessoas emocionalmente doentes.

Comigo carrego alguns traumas, na medida que vou estudando, vai melhorando a minha compreensão sobre. Um que muito me incomoda é com relação aos números, lembrar datas... Fui reprovada na antiga 8ª série, hoje 9º ano, em Matemática. E como sempre fui muito estudiosa, por mais que tentasse menos entendia de raiz quadrada. Minha cabeça de redonda passou à quadrada e nada me ficou deste assunto. Aliás, têm assuntos que estudamos em nosso período escolar que, sinceramente, não sei onde aplicá-los na vida prática. Isto porque falta aos mestres condições pedagógicas de demonstrar na prática a aplicação daquele conhecimento, e o cérebro como é muito seletivo só guarda àquilo que tem utilidade na vida real. Infelizmente as escolas ainda funcionam à parte da vida do aluno. Por isso tratam de assuntos que futuramente o aluno vai precisar para o vestibular. É uma pena, pois a vida é o aqui e agora, então difícil acumular conteúdos sem significações. O ideal seria que os mestres fossem trabalhados, nas universidades, como transformar as informações em conhecimentos reais. Mas como se os mestres das universidades também não sabem como fazer. Daí uma cadeia de papagaios repetindo fórmulas sem saber interpretá-las, só decoreba desnecessária. Segundo Rubem Alves “a escola dá ferramentas aos alunos, mas não os ensina como utilizá-las.” Eis um desfio aos mestres ensiná-los a usar as ferramentas.

Com isso quero chegar ao ponto do meu trauma: detesto números. Como se estes fazem parte do nosso cotidiano... Era pra sentir prazer em lidar com eles, mas por incrível que pareça, às vezes, esqueço quanto é dois mais dois. O pior é que esqueço tudo quanto é data de aniversários até do marido e filhos, eventos então. O curioso é que, geralmente, me programo com antecedência, mas na hora esqueço. Como foi na última sexta-feira quando esqueci o lançamento do livro do meu querido conterrâneo Raimundo Antônio. Estava toda programada e memória falhou. Isso me deixa muito brava comigo mesma. Mas não tenho o que fazer. Agora vou ter que anotar e mesmo assim não garante sucesso.

Este trauma me serviu de alerta, pois desde que entrei na educação procuro trazer os conteúdos o mais próximo possível da realidade dos alunos. Especialmente procurando desmistificar que a matemática é um bicho de sete cabeças. De sete cabeças é a maneira como esta é ensinada nas escolas.

Mas espero que este quadro mude, afinal há muitos estudos e experiências sobre. E já vemos luz no fim do túnel com as práticas modernizadas de alguns mestres. A quem parabenizo aplaudindo de pé.

Fátima Feitosa
Enviado por Fátima Feitosa em 03/08/2009
Reeditado em 03/08/2009
Código do texto: T1734050
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.