Escultores de almas

Esther Ribeiro Gomes

Sublime profissão, a de professor! Hoje tão aviltada, tão desvalorizada.

A educação é jóia preciosa na edificação do caráter, na construção da personalidade.

Minha mãe foi professora de francês e português, ensinando tantos jovens, com paciência e dedicação. Muitos ainda se lembram dela, com carinho...

Recordo-me de um aluno que foi para a França terminar os estudos.

Lá, ele escreveu um livro e o dedicou à minha mãe.

O professor é um verdadeiro escultor de almas!

Quantos jovens mudaram o rumo de suas vidas, incentivados pela paciência e perseverança de muitos mestres que, dia a dia, inseriam em suas mentes, sementes de amor, dignidade e responsabilidade!

É lamentável que em nosso país, haja tanto menosprezo com a educação.

Com os salários aviltantes que recebem, os professores são obrigados a dar aulas demais, ficando prejudicada a qualidade do ensino.

Os professores são verdadeiros heróis, trabalhando, às vezes, sob condições desumanas, em escolas precárias, percorrendo longas distâncias, para receberem ínfimos salários!

Gostaria que, um dia, os governantes tivessem consciência do importante papel que nossos mestres exercem na formação do caráter dos cidadãos brasileiros!

Um país que dá o verdadeiro valor à educação está construindo, para um futuro próximo, uma nação formada por pessoas conscientes e idôneas que poderão transformar o destino de seus filhos.

Um povo educado com os princípios da cidadania, dignidade e honestidade, terá políticos engajados na construção de uma

verdadeira e justa democracia!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 06/08/2009
Reeditado em 06/08/2009
Código do texto: T1739050