O Tempo

O Tempo

Só o tempo marca e não é marcado, modifica e não é modificado, , cria e não é criado e nunca é passado

Mas o relógio não para!

Não sei por que esse relógio não para, insiste em continuar contando o tempo sem participar do sentido do próprio tempo, com suas frias engrenagens em um tic-tac sem fim cantando para quem não quer ouvir o seu próprio passar.

Enquanto o tempo não precisa do relógio, ele não passa, o relógio é quem se acaba no tempo, logo quem precisa de quem?

O relógio do tempo?

O tempo do relógio?

Afinal quem vai sobrar?

Mas como disse o filósofo, nada se cria e tudo se transforma, coisa com a qual eu não concordo, pois o tempo transforma tudo e por nada é transformado. Não adianta o relógio marca-lo de perto, pois o tempo continuará o mesmo enquanto ele "o relógio." Há quem diga, aqueles eram outros tempos!

Não, aqueles eram outros relógios, bons ou maus, mas que foram passados no tempo.

Quando dizemos ontem ou amanhã estamos falando de fatos passados e futuros, nunca do tempo, pois hoje temos os fatos de ontem mas não temos os de amanhã e nem sabemos se vamos tê-los, enquanto o tempo com certeza os terá.

Ouvimos falar muito no fim dos tempos, como se plural ele fosse, esquecemos de dizer que as épocas e as pessoas foram acontecimentos de um único tempo dividido pelo nosso conhecimento em épocas, de pessoas ou de dinossauros.

Prever o amanhã é como acreditar na imortalidade e, acreditar na imortalidade é como desvalorizar o tempo. Quando sabemos que só ele persiste, só ele é imutável, só ele muda as coisas. Afinal, só ele é eterno, até os Deuses mudaram e continuam mudando nas épocas e nas regiões da terra. Ai vocês podem alegar, "é uma tempestade de conceitos", mas tempestade é palavra derivada de tempo e, conceito é a opinião de uma época, de pessoas ou de uma sociedade.

Mas o tempo é o tempo, inexoravelmente absoluto.

Raeu