DONA COTINHA

DONA COTINHA

Deixando-me levar pelos pensamentos fugidios,não sei por que ,fui levado para os anos 50 em seu final.Devia ser por volta de 1956 quando a figura daquela senhora pequenina,graciosa,grisalha surgiu em minha memória,a D.Cotinha.Tratava-se de uma devota da igreja de santo Afonso ,que ,aos Domingos,esperava a garotada na esquina da rua Ubi,em verdade,uma vila operária e conduzia a criançada para a missa.Antes,cuidadosamente,examinava a caderneta de freqüência aos cultos,botando uma espécie de carimbo.Distribuia santinhos de todos os santos:São Thiago,Santo Antonio,São Pedro,São Genaro e muitos outros.Colecionávamos como se fossem figurinhas.

Ficava absorto ,pensativo quando a D.Cotinha dizia que as crianças nasciam com uma “manchinha preta em suas alminhas” e era necessário o batismo para remover aquela nódoa...

Aquela senhora,por certo,me inspirou a tentar uma vaga como coroinha.Éramos três candidatos,eu,o Carlos Alberto e o Marcos.Enquanto aguardávamos o padre para nos ensinar as frases em latim “Adams culificat juventuti mean” ou algo parecido,pois,recorro ,agora, à minha pobre memória auditiva,ficávamos no pátio da igreja pegando coquinhos.Depois de uma semana,veio o veredicto!O Marcos Botelho foi o escolhido,aliás,com justiça!

AH!Veio-me a dolorosa experiência da Sexta feira da Paixão.Num monte de panos,tivemos que escolher as roupas de santo para a procissão e coube à mim a de São Thiago.As vestes de Nossa Senhora,São José deviam valer muito

na bolsa de valores ,pois,logo eram escolhidas,restando para um menino ingênuo de 8 anos pegar o que sobrava e

Tive que me contentar com este desconhecido “São Thiago”.O pior ainda estaria por vir...A procissão estava se atrasando e o pároco apressava aos fiéis que “beijassem rápido “os pés do Senhor Morto”,pois as horas corriam.Depois de muito esperar,por fim,armei meus lábios em ósculo e me aproximei daquela imagem grande,ensangüentada ,assustadora!Quando minha boca ameaçou tocar o dedo maior ,levantaram,subitamente,o andor e a pancada foi violenta!Tive que segurar o choro ao sentir o sangue escorrendo ,acompanhado pela dor.Naquele ano,São Thiago permaneceu em casa,assistindo ao circo do Carequinha e Fred ...

AH!D.Cotinha,em que nuvem a senhora estará?Por certo,legiões de santinhos pré púberes ,emberbes,pequenas Verônicas,Mateus de perebas nas pernas,Josés cheios de rinorréias ainda a acompaharão ouvindo ,atentamente

as suas histórias sobre o menino Jesus e seu jumentinho ,bem como a de Nossa Senhora à lavar as roupinhas do Divino menino.

Um beijo deste sexagenário atrapalhado SÃO THIAGO