Teorias para uma vida melhor

Ao ser perguntado se estava tudo bem com ele, um amigo meu respondeu: “tudo normal...o que está certo, está certo e o que está errado está errado”. Baseado nessa resposta situada entre o realismo e o pessimismo, pensei sobre a vida e suas alegrias, frustrações, pontos positivos e negativos. Muito se tem falado, e nunca se vendeu tantos livros sobre o poder da mente, a força da vontade, a auto determinação para a mudança de vida e o conseqüente alcance do sucesso, seja ele material, pessoal, profissional ou familiar. Não acho que eu tenha conhecimento para discutir essas teorias ou para colocá-las sob suspeita. Apenas percebo que, cada vez mais pessoas já renomadas e conhecidas seja do meio artístico ou televisivo embarcam nesta onda e aproveitam-se dela para ganhar dinheiro. São livros, CDs, DVDs, cursos e palestras aconselhando as pessoas a tomar atitudes, repensar e agir para prosperar. Assim, segundo eles, as pessoas têm a chance de uma vida melhor, com mais felicidade, dinheiro, alegrias, amores e esperanças. Creio mesmo que atitudes mentais positivas tornam os nossos dias mais leves e que as chances de percebermos coisas boas ao nosso redor sejam maiores. Mas, o embarque nesta onda de propagação maciça dessas teorias tem como objetivo claro e imediato, alavancar as vendas desses produtos e a conseqüente melhoria de vida sim, mas dos vendedores e divulgadores desse material. Deve ser muito cômodo dar conselhos de como os outros devam levar suas vidas do alto do sucesso e com as contas bancárias abarrotadas de dinheiro. Será que alguma teoria destas pode melhorar nossas vidas mesmo ou esta mudança tem necessariamente que ser feita às custas de muito trabalho, economia, esforços, abnegação e renúncias? Será que se existisse neste mundo coisas como a honestidade em todos os níveis, a real preocupação de governantes, o compartilhamento de chances e oportunidades, a vida de todos não seria melhor? Sei que às vezes, sou um sonhador pensando nestas possibilidades cada vez mais remotas e distantes da realidade. Então, embora me esforce para fazer o contrário, concordo com o meu amigo. Está tudo normal...o que está certo, está certo e o que está errado, está errado! E a vida continua...

07/08/2009

09h 12min

Jefferson Dieckmann
Enviado por Jefferson Dieckmann em 07/08/2009
Reeditado em 07/08/2009
Código do texto: T1741130
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.