O poeta defronte a Universidade de Coimbra

             Edson Gonçalves Ferreira
 
 
            Hoje, são 10.08.09, já estou na minha casa, no Brasil, já me encontrei com minha família e, logo, começarei a visitar os amigos do Recanto das Letras, uma vez que, desde o dia 20.08.09, estou impossibilitado de fazê-lo por estar de férias e viajando por Portugal. Não podia e não posso interromper meu relato final da viagem à Terrinha amada, local dos meus ancestrais.
            Ao voltar do Portugal Profundo, o poeta Zé Albano me entregou ao Miguel e, então retornamos para o belo apartamento do Miguel e da Malu no Porto onde, inclusive, a Mabel, cachorrinha de estimação deles, me esperava. Ela é um encanto! Eu estava cansado e feliz e, assim, corri logo para o banho relaxante. Não posso deixar de frisar que os poetas Zé Albano e José Domingos foram sensacionais.
            Conheci Viseu (sendo recebido pelo presidente da Câmara: José Albano, que equivale ao prefeito), Celorico da Beira, Belmonte, Manhouce (terra do meu avô e da prima Isabel Gomes Silveira (a cantadeira famosíssima), Santa Maria de Lamas e passamos por Guarda, Peso da Régua, entre outras
            No domingo, Miguel e Malubarni me levaram para passear no Porto, na orla do Atlântico, com aquele cenário espetacular e, ali, inclusive, dei um chapéu de palha para a Malu conforme poderão ver na foto. Ela é toda sorrisos. Almoçamos como reis e, ainda, bebemos sangria e fiz comprinhas simples: lembrancinhas.


                                             
                                              Malubarni com o seu chapé-de-palha presente do Pardal

            Segunda-feira, comecei a arrumar as malas, afinal, eu partiria na quarta-feira, às 6 horas da manhã. Depois, eu e Malu fomos para um balneário onde a piscina é com água do oceano e, ali, o poeta Pardal pode pegar uma cor. O almoço foi uma riquíssima salada com gambas (camarão) e sucos e, à noite, depois de um lanche, com muito chá – Imaginem, agora, até a Malu aprendeu a beber chá de tanto eu falar e o Mi também, pode? -- fomos para a feira medieval no Porto.

            Terça-feira, vésperas da minha partida... Descanso? Nada disso, Miguel e Malu me levaram para conhecer Coimbra e, chegando, visitamos o Portugal dos Pequenitos onde existem réplicas de todos os palácios grandiosos de Portugal. Vejam foto de lá. Estávamos todos felizes, embora a partida fosse próxima.



                                      
                                        O poeta Edson no Portugal dos Pequenitos, em Coimbra

            De lá, partimos para visita Conimbriga, ou seja, a Coimbra dos Romanos, datada do século IX antes de Cristo. Uma maravilha, gente! É mesmo difícil até descrever tantas maravilhas. Quem acha que nós muito estamos avançados na   civilização precisa conhecer a vida que eles levavam. Até um jardim de inverno com fontes existe e funcionando ainda! Água quente para relaxamento não era novidade para eles. Um espetáculo!...


                                
                                O poeta pardal em Conimbriga (séc. IX a.C)

            Em seguida, visitamos o Parque dos Poetas e a Universidade de Coimbra e, ali, no Parque, aconteceu um imprevisto: a Malu escorregou e caiu!...   Depois do susto e constatar que nada sofrera, ficamos tranqüilos e, então, para  terminar
a façanha, fomos almoçar nas margens do rio Mondego e, ali, fomos servidos por um garçom simpático chamado Rafael, brasileiro de Peruíbe, São Paulo. O quê o Miguel comeu, não me lembro muito bem,     eu e a Malu comemos nhoque com
camarões. Estava tão quente que queimei minha boca, pode?

   

                         
                                        Almoço de despedida em Coimbra

         Precisamos, então, voltar para casa, pois eu tinha que fechar as malas. Chegamos e fomos para o banho. Eu teria que sair às 3 horas da manhã    de
casa para chegar ao aeroporto a fim de fazer o cheking. Tiramos retratos com
a Mabel, cachorrinha linda do Mi e da Malu que, naquele dia, latiu pela primeira vez. 


                                       
 
                              Malu e Miguel e Mabel no Porto
           
      Com o coração dividido, parti, deixando Portugal que é, mesmo, minha segunda pátria e, agora,    agradeço a todos os poetas e amigos da Terrinha
que me receberam, generosamente, bem como a vocês que acessam a minha página. No aeroporto, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, minha família
me esperava de braços abertos. E, agora, digo obrigado a todos pelo carinho. Beijinhos luso-brasileiros do Poeta Pardal.

 
Divinópolis, 10.08.09
edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 10/08/2009
Reeditado em 13/08/2009
Código do texto: T1746545
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.