E se fosse Você?

O eterno dilema humano consiste em querer para os outros o que não se quer pra si e vice versa. O relacionamento humano com toda sua complexidade, gera sentimentos fantásticos como o amor, o prazer, a realização. Porém, em contrapartida sempre gera sentimentos ruins como a insatisfação, a raiva, a mágoa. Desde muito cedo, ainda na mais tenra infância somos expostos a esse tipo de situação. Porém, no ambiente de trabalho, tudo isso ganha uma proporção gigantesca. O fato de alguém discordar de uma idéia sua, é motivo mais que suficiente para deixá-lo irritado. O fato de alguém pedí-lo pra refazer algo, pois seu potencial pode melhorá-lo, é encarado com insatisfação. O fato de na empresa existir alguém mais social, benquisto e falante faz com que eu antipatize logo de cara, acreditando estar ele "querendo aparecer". Tudo isso, poderia ser muito bem evitado com o simples exercício da troca de lugares: E se fosse você que houvesse discordado da idéia de alguém? E se fosse você que tivesse que pedir alguém pra refazer algo, por acreditar que esse alguém seria capaz de fazer melhor? E se fosse você o queridinho da empresa pela sua simpatia, disponibilidade, competência e boa vontade? Em relação humana, nem tudo é o que parece. Nunca sabemos verdadeiramente o motivo, a razão do outro ser ou agir assim ou daquele outro modo. Enquanto ser humano, temos apenas que nos policiar um pouco mais. Aceitar mais, compreender mais, ser menos exigente Essas são atitudes inteligentes de quem quer tornar sua convivência com o outro mais agradável e pacífica. Isto não significa que devemos nos omitir ou nos esconder, pois nossa participação é sempre fundamental para este convívio. Se nos preocuparmos com o outro, com o que ele sente, com a sua limitação, com os seus desejos certamente teremos outra visão do que é feito por ele e de como isso é feito. Nesse caso, vale muito a máxima que diz "Ninguém é perfeito", mas todos temos qualidades que faltam no outro. Afinal, se todo mundo fosse bom em tudo, qual a graça que teria o mundo?

Wanda Campos
Enviado por Wanda Campos em 11/08/2009
Reeditado em 11/08/2009
Código do texto: T1748332
Classificação de conteúdo: seguro