Sobre a Crise

Se o Congresso Americano - repleto de vestais impolutos, obviamente amantes de Deus, da guerra, das Latinas (encontradas em qualquer esquina do Flesh Blv.) e de padres anglicanos - não aprovar o crédito de bilhões de dólares para comprar os papéis micados e podres do sub-prime imobiliário (eufemismo para o crédito aos americanos pobres e potencialmente/efetivamente caloteiros) com dinheiro dos outros contribuintes americanos - brancos, geralmente - que frequentam religiosamente as Sunday Schools- que gostam de seus hambúrgueres, do Superbowl, da Bíblia e de bala, nos outros é claro - a situação pode ficar preta. O quê é algo mau digerido pelos americanos; refiro-me aos pretos.

Quanto à crise, o problema é que o crédito farto é a mola-mestra da economia americana; isto significa que os americanos - amantes de hambúrgues, Escalades, da Bíblia e das estripers (não necessariamente nesta ordem) - costumam consumir muito mais que a sua renda mensal. É por isso que a comunidade judaica adoooooraaaa os americanos - estes adoram pegar dinheiro emprestado dos outros; aqueles, adoram emprestar a jurinhos camaradas. Os intrumentos desta farra são os cartões de crédito e financiamento. Como o crédito depende da saúde financeira dos bancos, é aqui que a crise que assola as instituições bancárias encontra-se com a economia real. Sem crédito, consumidores começam a frear suas compras, e a indústria suspende seus investimentos produtivos. O consumo das famílias representa 70% do PIB do país.

Sem a ajuda do governo, dos congressistas, lembremo-nos, vestais impolutos amantes de várias coisas e financiados pelos bancos, estes não poderão limpar seus balanços dos títulos podres que carregam, impedindo que voltem a emprestar dinheiro.

Assim, este analista que vos fala acha muito difícil que a tal ajuda não saia pois, por mais que o Rick Warren e seus propósitos achem um absurdo que o dinheiro dos brancos comedores de cereal e de latinas limpe a barra de outros brancos e judeus, o que todo mundo quer, é beber sua Budwiser, comendo pizza de pepperoni, assistindo seu superbowl numa tela de LCD full HD 42 polegadas. Tudo depois de cantar efusivamente no domingo pela manhã:

"... Amazing grace! how sweet the sound,

that saved a wretch like me!

I once was lost but now I am found,

was blind but now I see...."

No próximo boletim veremos como a ameaça ao poder de consumo de pringles, budwisers e pizzas de pepperoni pode se estender até o Brasil.

Um abraço, comprem ações da Cesp quando a crise estiver para acabar,

Dr. Wélbert.

Financial Adviser