UMA MENININHA VALOROSA

A semana passada, em um dia que não posso precisar, tive uma das experiências mais gratificantes da minha vida. Eu estava esperando um amigo, em frente à sua serralheria para resolver um problema particular com ele, por volta das 16 horas, quando prestei bastante atenção no diálogo de duas menininhas que rumavam na direção de uma vendinha, sendo uma de aproximadamente sete e a outra de seis anos de idade. A de sete dizia com todas as letras para a de seis, não entender por que as pessoas valorizam tanto as aparências das pessoas, que são simplesmente cascas, quando a verdadeira beleza está nos corações delas. Aquilo me marcou profundamente, deixando-me maravilhado, pois pude entender que ainda existem pais que ainda prezam pela educação dos filhos, ensinando-lhes que o verdadeiro valor das pessoas não se mede pela aparência.

Não foi somente uma lição apenas que aquela menininha de aproximadamente sete anos me ensinou naquele dia, pois ainda pude observar ela voltar da vendinha com um punhado de balas e doces nas mãos e dividir com a coleguinha que estava junto com ela, dando uma lição de ausência de egoísmo.

Depois de observar aqueles fatos, fiquei imaginando em quem seriam os pais daquela menininha de aproximadamente sete anos. Fiquei imaginando quão bom seria se as pessoas que julgam os outros pela aparência e são egoistas, pudessem aprender um pouquinho com aquela menininha de aproximadamente sete anos de idade, que nem sequer sei o nome, porém me fez refletir muito naquele momento. Aquela menininha me fez refletir e olhar para o mundo onde vivemos, onde tudo e todos são valorizados pela aparência, dando-se pouco ou nenhum valor à essência. Na ausência de egoísmo daquela menininha pude comprovar que nem tudo está perdido. Creio eu que existam muitas menininhas daquelas espalhadas pelo mundo, dispostas a ensinarem lições para os adultos que dizem saber tudo, mas que na verdade nada sabem.

Como sou um aprendiz constante, procurando sempre aprender com tudo o que acontece ao meu redor, pude aprender naquele dia duas lições inesquecíveis com uma menininha valorosa de aproximadamente sete anos de idade, que poderia muito bem fazer palestras e ensinar aos detentores do "poder" nas mãos que as aparências não passam de cascas e que sempre existirá motivos para dividir o que temos, deixando o egoismo de lado, mesmo que seja um punhado de balas e doces.

Antonio Alves
Enviado por Antonio Alves em 16/08/2009
Reeditado em 09/09/2017
Código do texto: T1757053
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.