Nostalgia

Ah ! . Que saudade me dá ;dos reais tempos de vida .

Saudade das Bolinhas de Gude,(não podia jogar com esfera de rolimã).

Saudade dos Carrinhos de Guia, da venda do Seu Zé da Caderneta ,das ruas de terra aonde furávamos buraco pra jogar Bolinha , Tico-Tico Fuzilado e Peladas com Bola de Meia (ás vezes aparecia uma "G 18").

Saudade de meu Kichute , de minha primeira chuteira Gaeta.

Ah ! Como era gostoso brincar de Pique ,Bente-Altas e Passar Anel,perguntar ou responder : Pera , Uva ou Maçã ?...

Como era bom soltar Papagaio com Manivela , fazer guerra de mamona ou esterco de cavalo .

Parece ontem que eu falava na sala de aula : "Me espera lá fora".Que briguinhas mais ingênuas ; brigava-se para platéia que em círculo incentivava até aparecer um "Deixa-Disso". Pra iniciar ,havia sempre um falando : Quem for mais homen cospe aqui...

Meu Velocípede ...

Minha primeira Bicicleta ...

E os Bodoques ?... Ate´o nome trocaram para Estilingue.

Brincar de roda era pra meninas , meninos jogavam Tapão , colecionavam gibís , faziam Armadilhas e construiam Cabanas no mato...

Havia o Clube do Bolinha ; existia Luluzinha .

Roy Rogers , Rin-Tin-Tin ,Capitão Marvel, Nacional Kid ...

Lembro-me dos bonequinhos plásticos de Mickey , Minie , Pato Donald , Pateta , Huguinho,Zezinho e Luizinho...

Fila na escola era por ordem de tamanho (eu sempre era o primeiro), a professora (era Professora mesmo , não era "tia" como hoje) fazia a chamada colocando um ponto à frente do nome :Presente , respondia-se.

Tinha Tabuada,aprendiamos Aritmética e havia "Para-Casa" ; Educação Física ,Organização Social e Política Brasileira e até Catecismo.

Ah ! . Que saudade me dá...

Dos amigos que se foram nem sei pra onde , mas sei estou em seus corações como eles ainda estão no meu .

Havia Caderno de Desenho,Redação , Ortografia e assento circunflexo (^) era chapéuzinho do vovô e o agudo (-)grampinho da vovó.

Tinha Cine-grátis (Mazaroppi,Cantiflas , Golias e Grande Otelo).

Àgua buscava-se no Chafariz e leite comprava-se o litro (de vidro), no caminhão que chamávamos de Vaquinha de Leite.

Ah , tinha o Jacaré , caminhão que vendia querosene...

Quando acabava a luz , acendia-se a Lamparina...

Refrigerante era Crush , sabor laranja , garrafa escura ou Grapete, de uva (Quem bebe Grapete repete , dizia a propaganda).

Ainda está gravado as repetidíssimas propagandas : Biotonico Fontoura e Auris Sedina

( Dorme , dorme menina, com Auris Sedina ).

Existia pureza , amor e transparência no viver .

Não dava-se ponto quando se machucava , coloca-se flor de bálsamo pra cicatrizar , ninguém falava palavrão , mulheres usavam anágua e homens de tenis ou camisa aberta no peito não entravam em bailes.

E as horas dançantes , aos domingos a tarde ?...

Bob Solo,La Paloma , Billy Vaughn ...

Ah ! . Que saudade ...

Depois veio Minister, Tabaco Douradinho , Hollywood (com filtro e sem filtro),Lincoln ,Negritos e até Saratoga.

Topete na testa , calça Saint Tropez ,sapatos Verlon (dava um chulé danado), escutar Beatles , a primeira namorada , o primeiro beijo roubado.

Ah ! ... Quanta saudade ...

Eber Emanoel
Enviado por Eber Emanoel em 15/06/2006
Reeditado em 15/06/2006
Código do texto: T176060