TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DE GOIÁS - BREVE HISTÓRICO -

Até o ano de 1981, o Estado de Goiás encontrava-se sob a jurisdição do Conselho Regional do Trabalho da 3ª Região, com sede em Belo Horizonte-MG.

Naquele ano foi criada a 10ª Região da Justiça do Trabalho, sediada em Brasília-Distrito Federal, agregando, a partir de então o Judiciário Laboral Goiano (como era chamado) ao Regional de Brasília.

Finalmente, em 30 de novembro de 1990, o nosso Tribunal, independente e altaneiro, foi instalado pelo Juiz Octávio José de Magalhães Drummond Maldonado, nomeado Presidente instalador, por força de lei.

No entanto, num gesto de dignidade e despojo, declinou do seu cargo, cedendo-o ao Juiz Luiz Francisco Guedes de Amorim, para que o TRT de Goiás pudesse ter o seu primeiro Presidente genuinamente goiano.

Outros Desembargadores já passaram pela Presidência desta Corte, gerindo-a com competência e denodo, dignificando a Justiça do Trabalho do nosso Estado.

Hoje encontra-se na Presidência o Desembargador GENTIL PIO DE OLIVEIRA, que deixa à mostra seus gigantescos valores morais e jurídicos, sua competência exacerbada, fulcrada na sapiência e simplicidade, predicados dos grandes homens que deixam legados e escrevem a história do País.

No seu caminhar rumo ao progresso, esta Corte foi transferida recente para um prédio novo, imponente e majestoso, cuja coloração verde estampa a esperança, além das muitas vidraças que reluzem o sol da manhã, indicando a aurora de novos tempos. Ainda outro complexo está em plena construção, com excelentes perspectivas futuras.

É esse o nosso Tribunal!

O seu interior é requintado. Elevadores amplos, central de trabalho para cada serventuário. Pelas largas vidraças transparentes, pode-se contemplar a beleza da cidade, onde o progresso se evidencia numa paisagem que fala de paz, permeada pelo verde vivo das árvores balouçantes e enfeitada pelos espigões de concreto, em arrojada arquitetura.

Daí, o prazer do trabalho toma proporções bem maiores.

Pode-se trocar pela essência da FELICIDADE.

É esse o nosso TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO!

Genaura Tormin

Analista Judiciário – SCAD

Genaura Tormin
Enviado por Genaura Tormin em 19/08/2009
Reeditado em 19/08/2009
Código do texto: T1762951
Classificação de conteúdo: seguro