Gripe suína X gripe asinina

19/08/2009 16h44 - PoetaGalega

Conto formosamente contado. É um prazer ler. Mas, pergunto-me... essa bondade, essa vontade de fazer saber aos outros aquilo de que estão sendo vítimas (sobretudo da ignorância, pois da gripe decerto que ficam vivos) a que responde?

A resposta:

Já fui herói e salvador do mundo, um misto de Quixote e x-man amarrotado, hoje me divirto. Tendo caído no planeta errado, impacienta-me tremendamente a maneira obtusa com que o mundo inteiro é conduzido. Desagrada-me o modo como toda a gente acompanha o bando cegamente, à maneira dos gnus, sem parar por um instante no intuito de observar onde se vai, sem ao menos por um momento consultar a razão.

Já está claro há tempos que a gripe suína tem a mesma letalidade de uma gripe comum, que é tão “perigosa” quanto qualquer outra gripe, não mais que isso, e mesmo assim as autoridades tomam as mais disparatadas providências para alarmar a população, dizem:

— Ao primeiro sinal de gripe consultem imediatamente um médico!

Para alertar em seguida:

— Mas não vão aos hospitais, onde provavelmente pegarão a malfadada!

Não posso deixar de escarnecer desses fatos, da insanidade geral, da completa falta de razão, de modo que se por um lado me mostro bonzinho (coisa que aliás sou por natureza), por outro não me furto rir da gigantesca comédia protagonizada pelos políticos, autoridades de saúde e meios de comunicação, e secundadas por uma multidão de criaturas atônitas e à beira do pânico por causa de uma gripe. Neste momento, conclamo meus leitores a um breve momento de reflexão, para em seguida rirem comigo dessa farsa colossal.

Talvez alguns recriminem minha atitude ao escarnecer de fatos tão sérios, creio que muitos dos que estão confusos, assim o farão. Penso, por outro lado, que o humor será antídoto para as futuras tramóias burlescas, que certamente se sucederão.

Passado pouco mais de um ano e já poucos se lembram da temerosa gripe aviária, que chegou a matar uns passarinhos na Europa e na Ásia acarretando alerta global na comédia em cartaz no início do ano passado. Por essa época o governo brasileiro comprou a imensa quantidade de remédios antigripais (de efeito duvidoso) que agora são usados contra a suína.

Como a morte de passarinhos não chegou a consternar a população, arquitetaram para a gripe suína plano mais contundente e passaram a divulgar o número de óbitos indiretamente causado por ela, evitando comparar essa quantidade à letalidade causada por outras gripes (isso sem falar da goleada que levaria dos assassinatos ocorridos apenas na cidade do Rio de Janeiro).

Fico imaginando desde já as gripes inventadas em futuro próximo. Estou apostando no surgimento de uma galinácea já no ano que vem, a ser chamada posteriormente gripe B. Também conjeturo o pavor imenso que uma gripe asinina causará em toda a população. Esta atemorizará as gentes na medida exata em que se identifiquem ao seu alvo. Os bilionários produtores de remédios anti-gripais, com os bolsos abarrotados, se rirão imensamente da farsa, quanto a nós, mortais, recomendo que aos espirros e tosses de todas as gripes, adicionemos também a razão e o riso. Já para os apostadores a recomendação é inequívoca: é burro na cabeça!

Ah, ia esquecendo: terminado o inverno, os meios de comunicação esquecerão a gripe e virá a dengue. Mas, lembrem-se: a dengue é séria, e neste verão nos pegará sem recursos estatais para combatê-la, todos eles envidados nos corajosos esforços de combate à gripe!