O NAMORO

- Por que não posso namorar? - pergunta aquela ousada menina, de oito anos no máximo.

- Porque você ainda é uma criança. - responde a mãe, já sentindo que o dia prometia.

- Não sou criança, sou uma mocinha, estudo e já sei mexer na internet. Como posso ser criança, mamãe?

- Você tem oito anos, mocinha, só a partir dos dezoito. - responde a mãe, já com as mãos na cabeça.

- Todas as minhas amigas, na minha idade, já namoram. Por que eu não posso namorar?

- Suas amigas são suas amigas, você é você, e é de você que eu tenho que tomar conta.

- Chata!

- O que você disse?

- Que a senhora é chata!

- Quem anda lhe ensinando estes modos?

- Eu sempre ouço papai chama-lá assim.

- E o que mais você anda vendo?

- Vejo a senhora e o papai namorarem, vejo pelo buraco da fechadura quando você e papai deitam pelados.

Aquelas palavras levaram a mãe ao desespero, então ela pergunta:

- Quem anda lhe ensinando estas coisas?

- Isto é comentário na internet, mamãe. Perguntaram se eu já vi a senhora e o papai em posição de frango assado, daí respondi que ainda não, pois nem sei o que é. O que é posição de frango assado, mamãe?

A mulher entra em desespero, arregala os olhos, engole a saliva a seco e sem palavras, comenta:

- Filha, irei tirar a sua internet.

- Por que, mamãe? O que tem ela demais?

- Você me fazendo perguntas que só fui saber que elas existiam nos meus quinze anos.

- Ah, mãe! Na sua época não existia internet.

- Então, porque agora existe, você acha que pode namorar?

- Sim! Dizem que no tempo da senhora mal existia televisão, a senhora deveria namorar, ao menos o tempo passaria.

A mãe entra em estado de choque. Quem diria que aquele projeto de menina saberia tudo aquilo?

- A partir de hoje você não entra mais na internet e nem quero que repita estas palavras para o seu pai. Se eu falasse algo assim, a minha mãe me descia o braço. Que modos são esses? Você deveria estar falando coisas boas. Onde já se viu uma menina da sua idade falar estas coisas? Você está de castigo e não quero mais ouvir estas palavras, combinado?

A menina murchou, mas retruca:

- Por que não posso namorar? Já sou uma mocinha bem informada, já arranco elogios por onde passo. Por que não posso namorar?

- Mamãe, me desculpe!

- Tudo bem, filha, mas não volte mais a tocar neste assunto!

- Dê-me um abraço! - pede a mãe, com orgulho da filha.

Após o demorado abraço e algumas lágrimas da mãe, a filha pergunta:

- Mamãe, o que é posição de frango assado?

Romano Júnior
Enviado por Romano Júnior em 22/08/2009
Reeditado em 26/07/2012
Código do texto: T1768841
Classificação de conteúdo: seguro