RENOVAÇÃO DA C.N.H.



Chegou a época de renovar a minha Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. E agora, não basta apenas pagar as taxas e submeter-se ao exame médico, que consiste na verificação oftalmológica e da força nas mãos, medida através de um instrumento apropriado.
 
         Além disso, é obrigatório o Curso de Reciclagem, que pode ser feito no próprio DETRAN ou em algum “Centro de Formação de Condutores”. Existem duas maneiras de se conseguir o certificado de conclusão: participando das aulas de forma presencial ou, como eles dizem, estudando à distância. No primeiro caso, são 12 horas de aulas, ministradas em três noites ou três tardes com 100% de presença obrigatória. No segundo caso, leva-se o Manual de Renovação da CNH para casa, estuda-se o mesmo e faz-se o teste sem a necessidade de participar das aulas. Detalhe: participando do curso, não há reprovação, mesmo que se errem as trinta questões. À distância, o aproveitamento deve ser de, no mínimo, 70%. O custo do curso é 30% mais caro do que o feito à distância, já incluído no valor a realização da prova final.
 
         A prova não é difícil e nem é cheia de pegadinhas como costumamos imaginar. São vinte questões referentes à Direção Defensiva e 10 sobre Primeiros Socorros. Uma ou outra pergunta pode realmente dar margem a dúvidas, mas nada que impeça o candidato de chegar a um resultado satisfatório. A avaliação e o certificado saem logo após o término da prova e dali já se pode providenciar a renovação da carteira. Se na sua cidade existir posto do “Poupatempo” faça lá a renovação, pois tudo é concentrado no mesmo local. Em 1 hora e 10 minutos dei entrada com a documentação, fiz exames médicos, paguei as taxas bancárias e, três horas após, a nova CNH já estava pronta e em minhas mãos.
 
         A minha opção foi fazer o curso integralmente durante três noites seguidas. A primeira aula é relativa a Primeiros Socorros e as outras duas são dedicadas à Direção Defensiva. Confesso que, inicialmente, eu estava um tanto “p...” da vida pela obrigatoriedade do curso. Assim como eu, acredito que muitos sintam a mesma coisa. Talvez pelo fato de termos a sensação de que nos estamos “sujeitando” a caprichos do DETRAN e do Código de Trânsito Brasileiro. E isso nos faz sentir diminuídos, uma vez que achamos que sabemos tudo de trânsito. Mas não sabemos ou, às vezes até sabemos, mas não praticamos. E é esse o mérito maior do curso: mostrar ao aluno a importância de uma direção defensiva e também os conceitos básicos de primeiros socorros que, em muitos casos, podem vir a salvar vidas, inclusive a sua própria vida.
 
         É claro que existem algumas regras, no mínimo, estranhas em nosso CTB. Por exemplo, aquela que diz que o condutor deve manter uma distância lateral mínima de um metro e meio ao passar por um ciclista. Essa gerou polêmica, mas como não estávamos lá para discutir o Código, e sim procurar entendê-lo, seguimos em frente. E você sabe qual a diferença entre estrada e rodovia? Pois é, estrada é toda via rural não pavimentada e rodovia é toda via rural pavimentada. Então, uma simples vicinal asfaltada deve ser chamada pomposamente de rodovia.
 
          E tudo segue normalmente falando-se de ultrapassagens, extintores de incêndio, placas de sinalização, velocidades permitidas (máximas e mínimas), infrações e penalidades, pontuação na carteira e demais itens vitais para um bom dirigir.
 
         Além das maneiras de se obter a renovação da CNH que citei aqui, ainda existe aquela onde entra o jeitinho brasileiro. Não faça isso. Além de não estar contribuindo para a segurança do trânsito infernal de hoje, ainda vai fazer você se sentir um imoral, principalmente se provocar algum acidente.
 
         E, no capítulo relativo ao uso do cinto de segurança, veio a máxima, dita por um deficiente físico: “Se você acha que o cinto de segurança tira a sua mobilidade, experimente sentar-se numa cadeira de rodas”.
 
         Boa viagem!
 
******