Jaca

Jaca

A jaca manteiga foi cortada usando somente as mãos; encho-me de visgo, mas curto seu sabor adocicado e a delicadeza da fruta; a jaca só tem tamanho; a casca espinhosa não passa de uma camuflagem para afastar os pássaros que lhe querem bicar; no fundo é uma fruta de extrema delicadeza, como posso comprovar comendo seus bagos cristalizados comprados em super mercado. No meu ufanismo caboclo vejo a Europa, mais uma vez curvando-se ante o Brasil! Numa das melhores confeitarias da Suíça vejo exposta em cristal tcheco jaca cristalizada a um preço correspondente a um dólar por bago; poderíamos enriquecer o país na base da jaca; deixaríamos de ser a república das bananas para sermos a republica da jaca! Enquanto aprecio o sabor da fruta ouço os passos apressados do retireiro da chácara, e num segundo lembro das histórias contadas pelos amigos, dos tiros de chumbinho e sal grosso, com que muitos tinham sido atingidos, numa época em que não prevalecia o estatuto das crianças; ou seja, não havia leis que protegessem as crianças! Hoje as leis existem e as crianças estão devidamente protegidas em qualquer lugar que estejam, sob os olhos protetores do Juizado de Menores. Hoje não recebem tiros de sal grosso ou chumbinho, mas de vez em quando são atingidas pelas chamadas balas perdidas!