DÉJÀ VU

O termo francês “Déjà Vu”, que significa mais ou menos “ter a impressão de já ter visto ou experimentado algo antes”, poderia caber com perfeição à pizzaria do Senado. Só não caracteriza exatamente um Déjá Vu, pois o termo denota a “impressão” de já ter visto algo e no caso do nosso Senado, nada ali é “impressão de já ter visto antes”, nós realmente já vimos aquele filme e continuamos a assisti-lo.

Com o arquivamento das denúncias contra o presidente do Senado José Sarney, mais uma vez ficamos aqui, assistindo a tudo isso, vidrados, impotentes, inertes! Foi clara a intervenção do presidente Lula, em troca do apoio do PMDB à candidatura de Dilma Rousseff para as eleições de 2010. É triste assistir a tudo isso. O jogo político é sujo, podre, onde não se tem somente um ganhador, muitos ganham, todos ganham.

Em contraposição ao referido Déjà Vu, esses últimos acontecimentos são recorrentes demais, nada de impressão de já ter ocorrido. Agora a pergunta que não quer calar: Até quando amigo leitor? Até quando vamos aceitar tudo isso? Até quando vamos engolir os sapos descarados da nossa política, ou dos nossos políticos?

Nossa arma tão poderosa, o “voto”, parece que não anda tão poderosa assim. Nas últimas eleições a impressão que se tem (olha o Déjà Vu aí de novo!) é que repetimos sempre os mesmos erros. O que acontece? Falta de informação? Falta de memória? Falta de comprometimento, cumplicidade com o país?

Citando o filósofo francês Sartre, será mesmo que “O inferno são os outros?”. Será que sempre é mais fácil culpar os outros, no caso nossos políticos, sem antes lembrar que fomos nós que os colocamos lá? Tudo isso acontece na nossa cara e quando vamos para as urnas, nada muda! Onde está o erro? Conseguem perceber?

É fácil conhecer e reconhecer os pizzaiolos do “Caso Sarney”. Se eu fosse colocar aqui seus nomes, talvez ocupasse toda esta página. Mas os nomes estão na mídia caro leitor, nos jornais, nas revistas, na internet, por todo lugar enfim. Basta que nos informemos e que, principalmente, não os esqueçamos, pois é neste “esquecimento” que eles se apegam.

O Datafolha publicou uma pesquisa em que 70% dos brasileiros queriam José Sarney fora do Senado. E aí? Isso adiantou alguma coisa? O Lula ligou pra isso? É claro que não, estão se lixando para a opinião pública, lembra-se? E estão se lixando por que sabem que ano que vem, tudo isso estará esquecido, tudo não passará de um Déjà Vu...

-Crônica publicada no jornal Voz da Terra, da cidade de Assis, em 26 de agosto de 2009