Mentira

Para mim, mentira é sujar a verdade

usar palavras para camuflar idéias

atingir topos quando a incompetência

domina a mente que mente.

Por outro lado existem muitos conceitos outros...

poderíamos até citar os poetas, artistas

que escrevem, pintam a mentira

criando mundos como fosse verdade,

sendo para eles, realmente verdade.

Marcel Proust diz:

Se desconfiarmos que alguém mente, finjamos crença: ele há-de tornar-se ousado, mentirá com mais vigor, sendo desmascarado. Por outro lado, ao notarmos a revelação parcial de uma verdade que queria ocultar, finjamos não acreditar, pois assim, provocado pela contradição, fará avançar toda a rectaguarda da verdade.

A mentira, a mentira perfeita, acerca das pessoas que conhecemos, sobre as relações que com elas tivemos, sobre o nosso móbil em determinada acção formulado por nós de uma forma completamente diferente, a mentira acerca do que somos, acerca do que amamos, acerca do que sentimos pela criatura que nos ama e que julga ter-nos tornado semelhante a ela porque passa o dia a beijar-nos, essa mentira é das únicas coisas no mundo que nos pode abrir perspectivas sobre algo de novo, de desconhecido, que pode abrir em nós sentidos adormecidos para a contemplação do universo que nunca teríamos conhecido.

Anatole France,

Gosto da verdade. Acredito que a humanidade precisa dela; mas precisa ainda mais da mentira que a lisonjeia, a consola, lhe dá esperanças infinitas. Sem a mentira, a humanidade pereceria de desespero e de tédio.

Jean-Jacques Rousseau,

julgar os discursos dos homens através dos efeitos que produzem equivale frequentemente a apreciá-los mal. Tais efeitos, para além de nem sempre serem sensíveis e fáceis de conhecer, variam infinitamente, tal como as circunstâncias em que esses discursos são proferidos.

A intenção daquele que os profere, porém, é a única que permite apreciá-los e que determina o seu grau de malícia ou de bondade. Proferir afirmações falsas só é mentir quando existe intenção de enganar, e mesmo essa intenção, longe de se aliar sempre à de prejudicar, tem por vezes um objectivo oposto. Todavia, para tornar inocente uma mentira, não basta que a intenção de prejudicar não seja expressa, é necessário também ter a certeza de que o erro em que se induz aqueles a quem se fala não poderá prejudicá-los a eles nem a ninguém, seja de que maneira for. É raro e difícil ter-se essa certeza e, por isso, é difícil e raro que uma mentira seja perfeitamente inocente.

Existem várias faces da mentira.

"A verdade transforma as palavras em facas" - EURÍPEDES - Iphigenia

"Não importam os fatos e sim as versões" - Getúlio Vargas

Enfim, mentir é falar ou dizer algo contrário à verdade.

É a expressão e manifestação contrária ao que alguém sabe, crê ou pensa.

Quando a finalidade não é prejudicar,cobiçar ,encobrir ,mascarar ,falsear testemunhos

mas abrir asas da imaginação...

que seja bem vinda.

16/06/06

Maria Thereza Neves
Enviado por Maria Thereza Neves em 18/06/2006
Código do texto: T177711