Letra de médico

Letra de médico

Não tenho a menor idéia da razão de desaprender de escrever. É clássica a expressão: "Letra de médico!" - Por que a letra dos médicos é ininteligível? Eu nunca consegui ler as receitas médicas com facilidade; geralmente, cada medicamento poderia ser confundido com outros parecidos e de indicações diversas; às vezes, era necessário um trabalho de Champolion para decifrá-las. É possível, que seja por aprendizado às avessas, em cursos, simpósios e congressos, quando copiam rápido o que lhes interessa, representando letras como garatujas, que depois nem eles próprios conseguem ler. Lembro-me de um caso de Três Lagoas, em que um médico local receitou remédio de vaca para um cliente. Provavelmente pensava no gado na hora da receita; era um bom médico prático. Eu sempre tive boa letra, mas em 1951, comecei a estudar grafologia no livro do Crepieux-Jamin e passei a embolar o "meio de campo”.Ficava na dúvida se deveria usar letras na vertical ou inclinadas à direita ou à esquerda; tudo isso tinha interferência na qualidade das letras. Voltando a Crepieux-Jamin, ele dizia ser a inteligência avaliada pela maneira com que se escreve; por exemplo, escrever um i sem o i, isto é, colocando somente um ponto, considerava de alta relevância como sinal de talento. Certas características da letra “a” e outras baboseiras...Verifiquei decepcionado, que minha letra era clara e gorda demais, necessitando de uns bons acertos, principalmente, excluindo os arabescos; era uma escrita com muito equilíbrio plástico, não enquadrada nos parâmetros das escritas intelectualizadas; precisava de algumas modificações e fiquei na incerteza, quanto à geometria das letras. Já observaram a letra dos canhotos? Tem aspectos bizarros e a posição do papel na hora da escrita é incrível. Não conheço qualquer grande artista canhoto, salvo os artistas da pelota, como Gerson o canhotinha de ouro, o Rivelino a patada atômica, o Jajá de Barra Mansa e outros menos votados. Pra mim ser canhoto é complicado! ”Ficaria surpreso se me provassem que Einstein era canhoto. Alguma pessoa de bom senso pode imaginar Da Vinci, Miguel Ângelo, Matisse, Renoir e Rodin usando a mão esquerda? Imaginem Jascha Heiftz segurando o violino de mão trocada! Poderia tocar seu Stradivarius, ou melhor, seu suiravidartS, no regional do Canhoto do cavaquinho. Vou refazer meu estudo grafológico, agora que descobri que sou um canhoto pouco inteligente, e voltar àquela escrita bonita e empolada de perito-contador, com uma leve inclinação à esquerda, pois, ainda é uma posição melhor que à direita.Dizem que letra do Lula é bonita, principalmente quando ele escreve vovô viu a uva e o ovo é do vovô!