TUESDAY ou THURSDAY

Como ensinar o meu aluno Eduardo a diferença entre Tuesday e Thursday? O seu inglês avançado não ajudava a resolver a confusão; as pronúncias das duas palavras eram o seu "calcanhar de Aquiles".

Tentei ajudá-lo com várias dicas, mas só uma me pareceu mais indicada para ajudá-lo, lembrei pra ele que Thursday tem esse nome por causa do Deus Thor.

Os dias da semana normalmente tem seus nomes baseados nos sete corpos celestes que podem ser vistos a olho nú: Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno. Normalmente os paises latinos usam o sábado baseado no Shabbath Hebreu e o Domingo vem do latim Dominicus (Dia do Senhor). Assim não dizemos a primeira-feira nem a sétima feira. E essa tal de “feira” vem da páscoa antiga que era uma semana toda. Cada dia então era uma “feria” (feriado). E a “feria” virou feira em português...

Já em Inglês, se usa os deuses germânicos e dos planetas:

Sunday – O dia do Sol (Sun).

Monday – O dia da Lua (Moon).

Tuesday – Dia de Tyr, o deus da guerra.

Wednesday – Dia de Wodan (Odin), o todo poderoso deus nórdico.

Thursday – Dia de Thor, deus do trovão e filho de Odin.

Friday – Dia de Freya, deusa da beleza.

Saturday – Dia de Saturno, deus latino que conseguiu entrar na lista também.

Baseado nisso, ele fez a seguinte analogia para não confundir mais: "Thursday, dia do Thor, vem sempre depois do dia de Odin, o seu pai."

Ele não é especialista em Deuses Nórdicos, nem sou eu, mas Eduardo, assim como eu, é fã de gibi e crescemos lendos os heróis da Marvel nas "revistinhas" e desenhos na TV.

Coisa curiosa é a mente que com as suas associações para facilitar a lembrança.

A caminho de casa, pensando na solução do meu estudante, veio a minha boca, o tema de abertura do desenho do Thor:

"Onde o arco-íris é ponte;

Onde vivem os imortais;

O trovão é seu guarda-voz;

O barra-limpa, o Grande Thor!"

Eu conseguia lembrar da letra, mesmo sem ouvi-la há pelo menos 30 anos.

Por que será que lembramos algo como o tema de abertura de um desenho animado , mas não conseguimos lembrar onde deixamos a chave de casa?

Mistérios da memória, enigmas da mente...